Ponto Crítico = Experiência do Candidato
Jornada de Compra = Consideração
A experiência do candidato é importante, podendo afetar a reputação da sua marca. Tal como as opiniões negativas, as más experiências de candidato podem alastrar como o fogo. 34% das pessoas com uma experiência de candidato negativa partilham-na online. E a partir do momento em que essa crítica negativa é publicada, não há nada que possa fazer a não ser rezar para que não se torne viral.
Como pode uma única experiência de candidato insatisfatória afetar a sua empresa?
Os estudos mostram que as más notícias recebem mais atenção do que as boas. Mais cliques, mais partilhas. Isso deve-se ao viés da negatividade. Simplificando, as pessoas dão mais peso às coisas negativas do que às coisas neutras ou positivas.
64% dos candidatos que têm uma experiência negativa de um processo de recrutamento partilham essa experiência com os familiares e amigos. Isso cria um efeito dominó. As más experiências podem influenciar o modo como as pessoas veem e interagem com a sua marca. As más notícias vão ofuscar quaisquer boas notícias sobre a sua empresa, prejudicando a sua reputação.
Lembre-se: não é só a sua empresa que pode ter influência na reputação da sua empresa; os seus parceiros de recrutamento também. O seu parceiro de recrutamento tem uma boa reputação? Ótimas avaliações? Testemunhos repletos de entusiasmo? Criar parcerias com empresas de recrutamento com uma excelente reputação vai reforçar ainda mais a reputação da sua empresa.
Em alguns setores, os seus candidatos são também os seus clientes. Questione-se: trataria os seus clientes da mesma forma? Se a resposta for “não”, então tem seriamente de reformular o seu processo de recrutamento. 50% das pessoas não comprariam um produto de uma empresa se tivessem uma má experiência de candidato. As más experiências podem sair-lhe caro. Mas quanto dinheiro é que está a perder por causa disso?
As referências são uma forma rápida de construir bancos de candidatos. Dão aos novos candidatos uma compreensão da sua empresa e do processo de recrutamento ainda antes de se candidatarem. O seu atual parceiro de recrutamento tira o máximo partido das referências?
27% das pessoas que têm uma má experiência de um processo de recrutamento dissuadem ativamente os outros de se candidatarem. Nesta batalha feroz pelo talento, precisa de todos os candidatos que conseguir. Pode dar-se ao luxo de perder talento crucial por uma avaliação negativa?
Uma boa reputação e uma experiência de candidato sem falhas são essenciais para o sucesso e crescimento de uma empresa. 15% dos candidatos com uma experiência de recrutamento positiva esforçam-se mais para ficar com o lugar. A sua excelente reputação não só continuará a aumentar os seus lucros, como também lhe permitirá contratar colaboradores mais entusiastas. Atualmente, a maior parte das pessoas consegue aceder à reputação de uma marca por meio dos motores de busca, das redes sociais e do passa-a-palavra.
Para concluir, nunca foi tão importante que todos os aspetos da sua empresa contribuam para uma reputação positiva, e isso inclui o seu processo de recrutamento e os seus parceiros. Se gostava de perceber como é que as nossas soluções e ferramentas podem providenciar uma excelente experiência de candidato, clique aqui.