Ponto Crítico = Oferta ilimitada de Talento
Jornada de Compra = Notoriedade
A competição pelo talento está mais feroz do que nunca e as empresas entram numa luta pela atração e retenção pelos melhores candidatos. Se deseja manter-se na corrida, tem de ser rápido/a, pois os melhores candidatos são “capturados” em apenas 10 dias.
Esta é a melhor altura para reavaliar o seu processo de recrutamento e poupar tempo valioso. Eis algumas dicas a ter em conta quando reformular o seu processo de recrutamento.
A comunicação é essencial. A forma mais fácil de perder um bom candidato é deixá-lo “às escuras” sobre o que se segue no processo de candidatura. “Mas a nossa empresa é ótima em comunicação”, é o que nos dizem. Bem...78% dos empregadores sentem que fazem um bom trabalho a balizar as expectativas iniciais e a comunicar ao longo de todo o processo de recrutamento, MAS apenas 47% dos candidatos a emprego concordam com isso. Esta doeu!
Mas não se preocupe, este problema pode ser facilmente resolvido. Uma simples explicação do processo ou um infográfico a explicar todos os passos, pode deixar os candidatos mais descansados, reduzindo assim as desistências. Essa informação pode estar visível no site de recrutamento ou enviá-la por e-mail aos candidatos nas várias etapas do processo. Se for aberto/a e honesto/a desde o início sobre o processo de candidatura, os candidatos terão maior probabilidade de ir até ao fim.
Certifique-se de que todos os envolvidos no processo de recrutamento, desde os responsáveis de contratação até aos recrutadores, comunicam eficazmente. Tem dificuldade em conseguir recrutadores para a sua equipa? Ou a sua equipa está com dificuldades em conseguir candidatos? Então poderá ser altura de repensar a forma como comunica ou encontrar um parceiro de recrutamento que tenha as ferramentas necessárias para colmatar essa lacuna.
Elimine eventuais passos desnecessários e reduza o número de etapas no processo. Cada etapa adiciona significativamente mais tempo ao seu processo de recrutamento e aumenta a probabilidade de o melhor candidato ser “roubado” pela concorrência.
Questione-se: Posso combinar várias etapas? Posso pré-reservar horários de entrevista? Seja flexível. Especialmente com a data/hora e o local, ou com a realização de entrevistas por telefone ou video-chamada. Uma excelente forma de reduzir múltiplas entrevistas é através da realização de entrevistas de painel.
Não sabe bem por onde começar? Questione o seu parceiro de recrutamento. Ele deve aconselhá-lo/a sobre as melhorias dos processos para tornar o seu recrutamento eficiente. Um processo eficiente é um processo rápido.
Foque-se no envolvimento dos candidatos. Se o candidato não tiver notícias suas ao fim de algum tempo, vai sentir-se desvalorizado, sem importância, esquecido. Isso pode levá-lo a desistir totalmente.
A melhor forma de resolver esta questão é criar uma série de pontos de contacto ao longo do processo. Podem ser contactos por mensagem, e-mail ou presencialmente. Quantas mais notícias os candidatos tiverem suas, mais investidos estarão no processo de recrutamento e na sua empresa. Há por aí muitas tecnologias que podem ajudá-lo/a a envolver mais com os candidatos. O que é que o seu atual parceiro de recrutamento oferece?
No âmbito destes pontos de contacto, defina prazos e cumpra-os. Se disse a um candidato que vai dar-lhe notícias na segunda-feira, dê-lhe notícias na segunda-feira. Mesmo que a notícia seja que ainda não há notícias. O constante incumprimento de prazos por parte de uma empresa é um sinal de alarme para os candidatos. Se a empresa é má a comunicar, será que vai funcionar com eles? O mesmo se aplica aos parceiros de recrutamento. Se não tem notícias frequentes dos seus parceiros, pode ter a certeza que os seus candidatos também não.
A melhor forma de descobrir é perguntar às pessoas que passaram por isso, o que inclui os candidatos bem-sucedidos, malsucedidos e desistentes. Um simples inquérito vai dar-lhe insights valiosos sobre o funcionamento interno do seu processo. O que funciona, o que não funciona e o que lhe está a causar mais danos.
Estamos sempre à procura de novas formas para melhorar os processos de recrutamento. As nossas equipas tem nas suas bases uma psicologia positiva para resolver os problemas e procuram soluções para que tudo funcione. O nosso trabalho não é só cumprir requisitos; é também resolver problemas que lhe são particulares, para que possa continuar a ser bom no que faz. Clique aqui para entrarmos em contacto. Sem obrigações, só uma conversa inicial para perceber como é que podemos tornar a sua vida mais fácil.