Um fenómeno estranho ao longo dos últimos anos é o das 'F*ck-up Nights' - que são encontros criados para compartilhar histórias de fracasso. Pessoas mais experientes partilham a sua experiência sobre os erros que cometeram na sua viagem para o topo. A lógica é simples: aprender com os erros de outra pessoa permite que não os repita. Mas cometer os seus próprios erros pode abrir um capítulo totalmente novo na sua carreira - especialmente quando as pessoas à sua volta (incluindo a sua chefia) são capazes de encarar isso como uma etapa de aprendizagem. Os erros podem abrir a porta à inovação, à perspicácia e aos resultados revolucionários. Às vezes ganha-se, outras vezes aprende-se.
É bom ouvir elogios, mas não se pode aprender e melhorar apenas com o feedback positivo. Muitas empresas recompensam o feedback construtivo (ou 'negativo', desde que seja útil) para as encorajar a partilhar as coisas que poderiam ser melhoradas, por muito grandes ou pequenas que sejam.
Este tipo de feedback dá-lhe direcção para a mudança, inspira o pensamento criativo e pode mesmo dar origem a novas direcções para um negócio. Mesmo as empresas mais bem sucedidas, já desapontaram os seus clientes e fizeram más escolhas estratégicas. Mas são bem sucedidas porque aproveitaram estas oportunidades para aprender e fizeram algo delas.
É claro que as jovens empresas, pequenas empresas e start-ups têm mais liberdade para experimentar diferentes abordagens - e como resultado, cometer erros e fracassos mais rapidamente e aprender com eles também mais rapidamente. O novo formato que concebeu para as redes sociais não funciona? Mude-o! As pessoas reagem melhor apenas a duas cores nas suas colecções de sacos? Limite a gama de cores!
Na Kelly, acolhemos recentemente um grande evento de carreira - o primeiro do seu género para a indústria. Tínhamos grandes planos, grandes ambições. Não, não falhámos (muito pelo contrário!) mas muitas coisas não correram como planeado e tivemos de aprender com as situações. Agora, estamos bastante confiantes de que o próximo evento nos trará resultados ainda melhores. Aprenda a empurrar para a frente, coloque-se em acção!
Quantas grandes invenções não aconteceram devido ao medo de punição? Podemos apenas imaginar. Quando as pessoas cometem um erro e tentam escondê-lo, muitas vezes as consequências são ainda piores. Imagine, como isso pode prejudicar a sua motivação! Se a sua chefia lhe disser que nenhum erro ficará impune, o trabalho torna-se subitamente muito mais stressante.
Estarão os seus líderes abertos a erros? Será que a sua chefia falaria abertamente sobre lições que outros empregados podem aprender com o seu erro, em vez de o fazer sentir-se mal ou despedi-lo/a? Se sim, está em boa companhia!
Os erros ensinam lições valiosas, especialmente no mundo empresarial, e é preciso abraçar os erros como oportunidades de aprendizagem para crescer e ver o sucesso futuro.
Todos os grandes líderes - modernos e históricos - falam dos seus erros em livros, artigos e entrevistas. Os grandes desportistas também; cada erro que cometem ensina-os a melhorar em 1%. A combinação de todos os seus erros, faz de si melhor naquilo que faz. E tal como no desporto, no trabalho não se pode tornar uma versão melhor de si mesmo com quedas, fracassos e erros - aprenda a sim a tornar-se um pouco melhor de cada vez.