Durante a pesquisa e escolha de parceiros de recrutamento, os departamentos de contratação confiam tipicamente numa metodologia de seleção testada e comprovada. Há geralmente três principais critérios: preço, entrega e qualidade. No entanto, com as pressões do recrutamento que se fazem sentir atualmente e a constante evolução do mercado de trabalho, conseguirá esta metodologia manter-se atual?
O atual mercado de talento diz-nos que está na altura de ir além das metodologias tradicionais e fazer uma mudança na sua escolha. Descubra as nossas dicas sobre o que fazer e o que não fazer, para escolher um parceiro de recrutamento que se ajustará perfeitamente à sua estratégia e o/a ajudará a preparar a sua organização para o futuro:
Um foco excessivamente zeloso nos processos e na eficiência já não é o santo graal que costumava ser. Obviamente, não estamos a defender empresas ineficientes ou que careçam de processos estruturados, mas não deveriam estes fatores estar implícitos e ser padrão? As empresas de indústria automóvel não perdem tempo a publicitar que os seus carros andam – assumimo-lo como um imperativo absoluto. Se uma empresa de recrutamento se focar demasiado no mínimo indispensável, isso é considerado um sinal de alerta! Aquando da escolha de um parceiro, veja além dos processos. Vá ao cerne da questão: como e porque é que vão agregar valor. Qual é o seu fator diferenciador, a sua proposta única de valor? O que é que podem oferecer que os outros recrutadores não podem? Conseguem satisfazer as suas necessidades de contratação e garantir que se mantém competitivo/a?
Isso pode ditar o tom de toda a experiência! As suas despesas de capital são provavelmente o seu maior custo, certo? No mínimo, são um dos seus maiores custos! A última coisa que quer é trabalhar com um parceiro que seja como os outros. Se sente que já viu a mesma oferta dez vezes, está na altura de explorar outras opções. Se o seu parceiro faz um esforço mínimo na fase de apresentação, isso diz muito do esforço que fará para solucionar os seus desafios de recrutamento e maximizar o seu alcance de candidatos. Procure melhor do que isso!
No mundo atual, não há dúvida de que tem de ser mais criativo e dinâmico do que nunca no que toca a encontrar o talento certo para a sua empresa. Tem de se certificar de que o serviço que o seu parceiro de recrutamento lhe presta também o é, a todos os níveis.
A criação de propostas e documentos de apresentação adaptados especificamente à sua empresa é essencial. Não estamos a falar de incluir o logo e o nome da sua empresa nos documentos – isso é fácil. O que quer ver é uma profunda compreensão da sua organização, dos desafios que enfrenta e dos seus planos para o futuro, bem como dos valores que estão na base de tudo aquilo que faz. O que é que o motiva?
A apresentação deverá elevar as suas expectativas e deixá-lo entusiasmado/a com o futuro.
O que é que considera mais importante? Quer valorize as credenciais ambientais, as políticas de Equidade, Diversidade e Inclusão, ou as técnicas de atração de talento, a era das caixas de seleção nas propostas já lá vai. Gostamos de organizações que, mais do que dizer o que fazem, o ilustram – têm histórias e estatísticas para lhe mostrar como. Praticar o que se apregoa é muito importante. Como é que a própria empresa se comporta? Quais os seus principais valores? Isso diz bastante.
Estão a fazer coisas para proteger o ambiente, para apoiar a igualdade, mostrar diversidade ou promover a inclusão? Manifestam um pensamento único no que toca à atração de talento? Uma empresa que dê o exemplo prático não terá dificuldade em falar disso. Deve sempre ouvir “Fazemos isto” em vez de “Vamos fazer isto”. Isso dá-lhe provas concretas de quem são, de como se comportam e daquilo exatamente que poderão fazer pela sua empresa para o ajudar a alcançar os seus objetivos.
Os dados serão os seus melhores amigos para construir uma estratégia de recrutamento eficaz. Aquando da escolha de um parceiro, não tenha medo de perguntar como é que usam os dados para informar as decisões. A recolha e a análise de dados sobre temas como os gastos, o processo digital e as fontes de recrutamento vão permitir-lhe obter mais conhecimento sobre o mercado e trabalhar para ter um sistema de recrutamento altamente eficaz. Recorrem a dados para impulsionar o seu negócio? Como é que cultivam os dados e como é que podem usá-los para fundamentar melhor os hábitos de contratação da sua empresa? Uma abordagem baseada em dados contribuirá para um recrutamento de sucesso.
Esperamos que estas dicas lhe sejam úteis. Trate-as como orientações para investigar e comparar potenciais parceiros. Na Kelly, procuramos a máxima qualidade no que toca ao recrutamento e orgulhamo-nos de ter um excelente desempenho nos pontos enumerados acima. Trabalhamos com organizações mundialmente líderes e prestamos um serviço de primeira qualidade. Isso reflete-se nas nossas propostas e documentos de apresentação. Teremos todo o prazer em falar consigo sobre o modo como poderemos trabalhar consigo para compreender os seus desafios e o ajudar a transformar o seu recrutamento.