Como encontrar o melhor emprego em regime de trabalho remoto  

Default Author • mar. 13, 2022

O que é que procura quando se candidata a um emprego? A possibilidade de escrever relatórios no conforto da sua cama ou cortar nos custos de deslocação e chegar todos os dias cedo ao trabalho?

Estes são apenas alguns dos benefícios de ter um trabalho virtual a tempo inteiro. Por outras palavras, um trabalho que raramente, ou nunca, lhe exige uma presença física num escritório real. Este conceito pré-pandemia de trabalho virtual ganhou velocidade quando os escritórios foram obrigados a fechar durante a pandemia. A flexibilidade oferecida pelo teletrabalho dá aos colaboradores a oportunidade de serem produtivos sem nunca terem de sair de casa. Inclusivamente, constatou-se que esta mudança aumenta os níveis de produtividade, com 81% dos trabalhadores a notar uma maior produtividade, e há mais empregadores do que nunca a oferecer empregos em regime de trabalho remoto como norma.

Embora haja cada vez mais empresas a oferecer empregos em regime de trabalho remoto a tempo inteiro, nem todos os trabalhos virtuais oferecem as mesmas condições. Com benefícios como um maior equilíbrio vida/trabalho e a redução de custos com as deslocações diárias a tornarem-se comuns, é importante ver para além da simples possibilidade de trabalhar a partir de casa e compreender melhor tudo o que está em jogo. Para encontrar um emprego em regime de trabalho remoto que o(a) ajude a progredir na carreira, recomendamos que procure as seguintes quatro coisas num anúncio de emprego para trabalho remoto:

1. Equipamento fornecido pela empresa. Para trabalhar eficientemente a partir de casa, precisa de tecnologia de alta qualidade que lhe permita fazer tudo aquilo que a função exige de si. E também precisa de ter um software de segurança robusto. Desempenhar eficazmente o seu trabalho virtual depende de ter um bom equipamento que suporte as plataformas e o software que o seu empregador utiliza. Isto deverá incluir, no mínimo, um computador portátil e um smartphone, bem como software de cibersegurança pré-instalado.

2. Apoio técnico. Apesar de trabalhar a partir de casa, é importante saber que, se precisar de apoio técnico, pode contar com ele. Até mesmo o melhor equipamento pode desenvolver problemas e, enquanto trabalhador remoto, não quer ficar pendurado(a) se o seu portátil falhar. Certifique-se sempre de que a empresa oferece apoio técnico dedicado: vai poupar-lhe dores de cabeça mais tarde e dar-lhe uma paz de espírito que lhe permitirá focar-se unicamente no seu trabalho.

3. Líder empático focado no team building. Ter um trabalho virtual pode ser uma experiência solitária: alguns colaboradores remotos podem sentir-se isolados por nunca interagirem com os colegas. No entanto, muitos empregadores que se esforçam por apoiar os trabalhadores remotos usam programas que lhe permitem comunicar com a sua equipa num espaço virtual. Além disso, a sua chefia deverá incluí-lo em eventos de equipa (por exemplo, reuniões semanais de FaceTime) e promover um bom espírito de equipa e uma boa cultura organizacional. Escolha uma empresa que organize regularmente saídas/eventos (presenciais ou virtuais); além de sair de casa, é uma excelente oportunidade para construir uma relação com os seus colegas que teria maior dificuldade em conseguir online.

4. Percurso de carreira claro. Muitos colaboradores remotos têm receio de estar a perder promoções e outras oportunidades por não terem a oportunidade de construir relações frente-a-frente com os seus superiores. Felizmente, muitos empregadores oferecem percursos de carreira para trabalhadores remotos. Se não houver nenhuma referência a isso no anúncio de emprego, pergunte diretamente ao seu recrutador ou ao empregador quais as possibilidades de progressão.

O trabalho virtual pode ser gratificante e, com o empregador certo, pode oferecer-lhe um futuro promissor num mundo onde mais de 50% das pessoas querem aumentar as suas horas de trabalho remoto. Certifique-se de que tem as ferramentas e o apoio de que precisa para fazer bem o seu trabalho e não haverá nada que o possa impedir de ser um funcionário eficiente e produtivo que conseguirá progredir rapidamente na empresa.

Está à procura do seu trabalho remoto de sonho? Dê o primeiro passo e clique aqui para consultar as nossas vagas em aberto.

Melhores Fornecedores RH 2024 - Kelly Portugal na lista dos premiados.
Por Kelly 22 fev., 2024
Pela 10ª vez consecutiva, a Kelly Services Portugal, pertencente ao grupo Gi Group Holding, é distinguida pela APG – Associação Portuguesa de Gestão das Pessoas como o melhor Fornecedor RH em Portugal. Continuar a ler...
Coluna de opinião
Por Rui Barroso 26 jan., 2024
Um ambiente de trabalho saudável e produtivo é um dos aspetos essenciais para uma equipa trabalhar de forma eficaz e motivada. Compreender a motivação humana é algo já amplamente explorado, como por exemplo na famosa Teoria das Necessidades, de Maslow. Continuar a ler...
Aquisição da atividade europeia da Kelly pela Gi Group Holding .
17 jan., 2024
A Gi Group Holding anunciou dia 3 de janeiro a conclusão bem-sucedida da aquisição da atividade europeia da Kelly (Nasdaq: KELYA, KELYB), um dos principais fornecedores mundiais de soluções especializadas em talentos, tornando-se a maior aquisição na história da Gi Group Holding e aumentando as suas receitas para cinco mil milhões de euros.
Empregados e aborrecidos. Resenteeism é um novo desafio para as empresas
Por Pedro Pessoa, people development manager na Kelly Portugal para o jornal NOVO 15 jan., 2024
Resenteeism: Esta tendência no mercado laboral ocorre quando um funcionário está insatisfeito no seu emprego, externaliza a insatisfação, mas não se demite. “A insatisfação pode estimular resultados distintos”. Saiba como.
Por Joana Gama 13 dez., 2023
Sentir-se inadequado/a é algo comum, especialmente no ambiente de trabalho, onde somos avaliados pelo nosso desempenho. O síndrome do impostor pode se infiltrar nos nossos pensamentos, e fragilizar os nossos esforços e conquistas. Mas existe uma forma de transformar isso em algo poderoso? Veja o artigo completo.
Por Lucélia Silva 05 dez., 2023
Gostaria de saber se a sua carreira está em movimento? Descubra como as férias de inverno podem ser a chave para recarregar, refletir e se preparar para o próximo ano de trabalho. Apresentamos 5 perguntas que precisa de fazer para fazer o diagnóstico profissional e garantir um 2024 alinhado com suas aspirações e necessidades.
Por Dinheiro Vivo 27 nov., 2023
Apesar da remuneração continuar a ter um peso incontornável, os fatores ligados ao bem-estar dos profissionais e à flexibilidade dos modelos de trabalho são cada vez mais alavancas estratégicas para prevenir a fuga de recursos humanos para o exterior.
Descubra como a AI pode ajudá-lo a encontrar emprego
Por Notícias ao Minuto 21 nov., 2023
Descubra como a inteligência artificial (IA) está a revolucionar a forma como procuramos emprego. Neste artigo, revela as diversas maneiras pelas quais a IA está a ser utilizada em processos de recrutamento e como você pode aproveitar essas tecnologias a seu favor. Desde a otimização de currículos até à identificação de oportunidades de trabalho personalizadas, saiba como a IA pode se tornar sua melhor aliada na busca pelo emprego ideal.
Competências pessoais podem ajudar na procura de emprego
Por Kelly 07 nov., 2023
No atual mercado de trabalho ferozmente competitivo, as suas qualificações e experiência profissionais são essenciais, mas há outro fator crítico que o/a pode ajudar a distinguir-se: as suas competências pessoais. Continuar a ler...
Trabalho remoto vs trabalho no escritório
Por Kelly 07 nov., 2023
Nesta publicação do blog, vamos comparar a sustentabilidade ambiental do trabalho remoto e híbrido com o trabalho tradicional de escritório, lançando luz sobre os prós e contras de cada abordagem.
VER MAIS
Share by: