Voltar ao Blog
Blog Img Trabalho remoto em equipa trabalhar em casa emprego senhora

Como encontrar o melhor emprego em regime de trabalho remoto

​O que é que procura quando se candidata a um emprego? A possibilidade de escrever relatórios no conforto da sua cama ou cortar nos custos de deslocação e chegar todos os dias cedo ao trabalho?

Estes são apenas alguns dos benefícios de ter um trabalho virtual a tempo inteiro. Por outras palavras, um trabalho que raramente, ou nunca, lhe exige uma presença física num escritório real. Este conceito pré-pandemia de trabalho virtual ganhou velocidade quando os escritórios foram obrigados a fechar durante a pandemia. A flexibilidade oferecida pelo teletrabalho dá aos colaboradores a oportunidade de serem produtivos sem nunca terem de sair de casa. Inclusivamente, constatou-se que esta mudança aumenta os níveis de produtividade, com 81% dos trabalhadores a notar uma maior produtividade, e há mais empregadores do que nunca a oferecer empregos em regime de trabalho remoto como norma.

Embora haja cada vez mais empresas a oferecer empregos em regime de trabalho remoto a tempo inteiro, nem todos os trabalhos virtuais oferecem as mesmas condições. Com benefícios como um maior equilíbrio vida/trabalho e a redução de custos com as deslocações diárias a tornarem-se comuns, é importante ver para além da simples possibilidade de trabalhar a partir de casa e compreender melhor tudo o que está em jogo. Para encontrar um emprego em regime de trabalho remoto que o(a) ajude a progredir na carreira, recomendamos que procure as seguintes quatro coisas num anúncio de emprego para trabalho remoto:

1. Equipamento fornecido pela empresa. Para trabalhar eficientemente a partir de casa, precisa de tecnologia de alta qualidade que lhe permita fazer tudo aquilo que a função exige de si. E também precisa de ter um software de segurança robusto. Desempenhar eficazmente o seu trabalho virtual depende de ter um bom equipamento que suporte as plataformas e o software que o seu empregador utiliza. Isto deverá incluir, no mínimo, um computador portátil e um smartphone, bem como software de cibersegurança pré-instalado.

2. Apoio técnico. Apesar de trabalhar a partir de casa, é importante saber que, se precisar de apoio técnico, pode contar com ele. Até mesmo o melhor equipamento pode desenvolver problemas e, enquanto trabalhador remoto, não quer ficar pendurado(a) se o seu portátil falhar. Certifique-se sempre de que a empresa oferece apoio técnico dedicado: vai poupar-lhe dores de cabeça mais tarde e dar-lhe uma paz de espírito que lhe permitirá focar-se unicamente no seu trabalho.

3. Líder empático focado no team building. Ter um trabalho virtual pode ser uma experiência solitária: alguns colaboradores remotos podem sentir-se isolados por nunca interagirem com os colegas. No entanto, muitos empregadores que se esforçam por apoiar os trabalhadores remotos usam programas que lhe permitem comunicar com a sua equipa num espaço virtual. Além disso, a sua chefia deverá incluí-lo em eventos de equipa (por exemplo, reuniões semanais de FaceTime) e promover um bom espírito de equipa e uma boa cultura organizacional. Escolha uma empresa que organize regularmente saídas/eventos (presenciais ou virtuais); além de sair de casa, é uma excelente oportunidade para construir uma relação com os seus colegas que teria maior dificuldade em conseguir online.

4. Percurso de carreira claro. Muitos colaboradores remotos têm receio de estar a perder promoções e outras oportunidades por não terem a oportunidade de construir relações frente-a-frente com os seus superiores. Felizmente, muitos empregadores oferecem percursos de carreira para trabalhadores remotos. Se não houver nenhuma referência a isso no anúncio de emprego, pergunte diretamente ao seu recrutador ou ao empregador quais as possibilidades de progressão.

O trabalho virtual pode ser gratificante e, com o empregador certo, pode oferecer-lhe um futuro promissor num mundo onde mais de 50% das pessoas querem aumentar as suas horas de trabalho remoto. Certifique-se de que tem as ferramentas e o apoio de que precisa para fazer bem o seu trabalho e não haverá nada que o possa impedir de ser um funcionário eficiente e produtivo que conseguirá progredir rapidamente na empresa.

Está à procura do seu trabalho remoto de sonho? Dê o primeiro passo e clique aqui para consultar as nossas vagas em aberto ou entre em contacto com um membro da equipa Kelly.