1. Envie um email personalizado ao novo membro da equipa. É provável que os RH enviem ao colaborador o email de boas-vindas padrão da empresa, mas é simpático enviar-lhe também um email. Comece por afirmar o quão entusiasmados estão, você e a equipa, por receberem o novo colaborador. Depois refira aquilo em que está a trabalhar e realce que a experiência do novo funcionário será uma mais-valia para o projeto. Finalmente, deixe-o à vontade para colocar quaisquer questões ou discutir eventuais preocupações.
2. Faça uma “montagem fotográfica” dos colegas de equipa. No seu artigo “5 Ways to Make New Employees Feel Welcome” publicado na Fast Company, Harvey Deutschendorf propõe que, em vez de se fornecer simplesmente uma lista com os nomes dos colegas mais próximos, prepare um documento que inclua as suas fotografias com os respetivos nomes e funções, bem como algumas informações sobre as suas vidas pessoais, como hobbies, animais de estimação ou qualquer outra coisa que as pessoas queiram partilhar.
3. Crie um cronograma em regime de “sombra rotativa”. Se o tempo e a política da empresa o permitirem, pode ser útil ter o novo colaborador a acompanhar cada um dos outros membros da equipa por um dia. Isso poderá ajudá-lo a ganhar uma melhor compreensão das funções de todos na equipa.
4. Nomeie um mentor. O mentor deverá ser um colaborador mais experiente que possa ajudar o novo funcionário a aprender e a assimilar a cultura de trabalho. SegundoSusan M. Heathfield, no seu artigo “How to Welcome a New Employee” publicado no The Balance, o novo colaborador não deverá ter uma relação hierárquica com o mentor.
5. Organize um evento social para toda a equipa. No primeiro dia, ou em algum momento durante a primeira semana, convide toda a gente para um evento social divertido como um almoço, um jantar ou um convívio pós-trabalho. Isso dará ao novo membro da equipa a oportunidade de conhecer melhor os seus novos colegas e vice-versa.
Ajudar um novo colaborador a sentir-se bem-vindo desde o primeiro dia é meio caminho andado para que ele se sinta valorizado e envolvido. É por isso que vale sempre a pena esforçar-se por garantir que os primeiros dias de qualquer nova contratação na sua equipa são uma experiência positiva.
Fontes:
https://www.thebalancecareers.com/how-to-welcome-a-new-employee-1918829
https://www.fastcompany.com/3039232/5-ways-to-welcome-your-new-employee-to-the-workplace
Somos um país com histórico conhecido de privilégios dados às ‘cunhas’ e círculos sociais bem planeados
Chegamos ao botão mais deteriorado dos três: o da meritocracia. Somos um país com histórico conhecido de privilégios dados às ‘cunhas’ e círculos sociais bem planeados e onde não faltam exemplos de profissões que, numa democracia, valem mais do que outras — basta pensar que um professor em final de carreira recebe tanto como um juiz no seu primeiro ano de magistratura.
Por fim, a igualdade, pilar de uma sociedade moderna e do qual não nos faltam motivos de orgulho — temos cada vez mais empresas, públicas e privadas, a fazerem-se representar equitativamente nos seus quadros operacionais e de gestão. Sobre este tema, falta-nos apenas a capacidade para estender o conceito da igualdade às pessoas com deficiência, com vista a um tecido laboral mais justo e equilibrado, mas igualmente competente.
A Kelly vai debater o elevador social português no próximo dia 5 de maio, em Lisboa. Despeço-me, convidando-vos a estar presentes.