O que fazer e o que não fazer nas análises de desempenho  

Kelly • jan. 06, 2022

A maioria das empresas espera que os seus gestores façam uma revisão do desempenho dos seus colaboradores uma vez por ano. No entanto, a pesquisa da Gallup demonstrou que apenas 14% dos funcionários concordaram fortemente que se sentiam inspirados a melhorar com as suas avaliações de desempenho. Então, como pode fornecer um feedback de uma forma construtiva e inspiradora?

Considere o seguinte, sobre o que fazer e não fazer:



  • Não se esqueça de definir objetivos e expectativas. No seu artigo “A First-Time Manager’s Guide to Performance Reviews” para a The Muse, Amy Adams aconselha a definição de objetivos SMART - específicos, mensuráveis, realizáveis, orientados para os resultados e calendarizados, no início do ano. Dessa forma, os seus funcionários sabem quais serão os seus objetivos e podem trabalhar nesse sentido.


  • Encoraje a sua equipa a definir os seus próprios objetivos individuais. Os membros da sua equipa devem saber do que precisam de aprender e realizar para cumprir as suas expectativas. Capacite-os a dividir os projetos em objetivos menores para que possam ter a certeza de que estão a progredir.


  • Não dê feedback apenas uma vez por ano. Um inquérito descrito por Andrew Martins no seu artigo para a Business News Daily intitulado, “Employees Are More Likely to Consider Quitting After and ‘Unfair’ Performance Review” demonstrou que mais de 90% dos inquiridos gostariam de receber feedback mais do que uma vez por ano. Se fornecer feedback com maior frequência, ninguém será prejudicado pelo que tem a dizer. Para além disso, poderão trabalhar em melhorias assim que seja claro que são necessárias.


  • Não omitir a preparação adequada antes do tempo. Para fornecer um feedback sólido, é necessário saber o que os seus colaboradores têm feito ao longo do último período de tempo e qual a qualidade do seu trabalho. Idealmente, deve manter-se atento ao seu progresso durante o ano, tomando notas do que foi bem feito, realizado e do que necessitam de trabalhar.


  • Peça feedback a outros membros da equipa. No artigo, “10 Key Tips for Effective Employee Performance Reviews” para a The Balance Careers, Susan M. Heathfield demonstra que é importante falar com os membros da equipa que trabalham com um funcionário específico. Isto pode ajudá-lo a obter uma melhor visão do seu desempenho global.


  • Não dê feedback sem fundamento. As suas afirmações devem ser sustentadas. Por exemplo, se afirmar que um funcionário escreveu um bom relatório, mas necessita de trabalhar nas suas capacidades de gestão de tempo, assinale que o relatório foi entregue um dia após o prazo original. Da mesma forma, caso tenha um feedback positivo, indique exatamente o que o funcionário fez corretamente.


Como chefia, é da sua responsabilidade ajudar os seus colaboradores a progredir. Ao saber o que fazer e o que não fazer durante uma avaliação de desempenho, pode fornecer um feedback construtivo que capacitará as suas pessoas a melhorarem e progredirem de forma consistente.

Fontes:

https://www.businessnewsdaily.com/15221-employees-more-likely-to-quit-after-unfair-review.html

https://www.gallup.com/workplace/249332/harm-good-truth-performance-reviews.aspx

https://www.themuse.com/advice/a-firsttime-managers-guide-to-performance-reviews

https://www.thebalancecareers.com/effective-performance-review-tips-1918842

Melhores Fornecedores RH 2024 - Kelly Portugal na lista dos premiados.
Por Kelly 22 fev., 2024
Pela 10ª vez consecutiva, a Kelly Services Portugal, pertencente ao grupo Gi Group Holding, é distinguida pela APG – Associação Portuguesa de Gestão das Pessoas como o melhor Fornecedor RH em Portugal. Continuar a ler...
Coluna de opinião
Por Rui Barroso 26 jan., 2024
Um ambiente de trabalho saudável e produtivo é um dos aspetos essenciais para uma equipa trabalhar de forma eficaz e motivada. Compreender a motivação humana é algo já amplamente explorado, como por exemplo na famosa Teoria das Necessidades, de Maslow. Continuar a ler...
Aquisição da atividade europeia da Kelly pela Gi Group Holding .
17 jan., 2024
A Gi Group Holding anunciou dia 3 de janeiro a conclusão bem-sucedida da aquisição da atividade europeia da Kelly (Nasdaq: KELYA, KELYB), um dos principais fornecedores mundiais de soluções especializadas em talentos, tornando-se a maior aquisição na história da Gi Group Holding e aumentando as suas receitas para cinco mil milhões de euros.
Empregados e aborrecidos. Resenteeism é um novo desafio para as empresas
Por Pedro Pessoa, people development manager na Kelly Portugal para o jornal NOVO 15 jan., 2024
Resenteeism: Esta tendência no mercado laboral ocorre quando um funcionário está insatisfeito no seu emprego, externaliza a insatisfação, mas não se demite. “A insatisfação pode estimular resultados distintos”. Saiba como.
Por Joana Gama 13 dez., 2023
Sentir-se inadequado/a é algo comum, especialmente no ambiente de trabalho, onde somos avaliados pelo nosso desempenho. O síndrome do impostor pode se infiltrar nos nossos pensamentos, e fragilizar os nossos esforços e conquistas. Mas existe uma forma de transformar isso em algo poderoso? Veja o artigo completo.
Por Lucélia Silva 05 dez., 2023
Gostaria de saber se a sua carreira está em movimento? Descubra como as férias de inverno podem ser a chave para recarregar, refletir e se preparar para o próximo ano de trabalho. Apresentamos 5 perguntas que precisa de fazer para fazer o diagnóstico profissional e garantir um 2024 alinhado com suas aspirações e necessidades.
Por Dinheiro Vivo 27 nov., 2023
Apesar da remuneração continuar a ter um peso incontornável, os fatores ligados ao bem-estar dos profissionais e à flexibilidade dos modelos de trabalho são cada vez mais alavancas estratégicas para prevenir a fuga de recursos humanos para o exterior.
Descubra como a AI pode ajudá-lo a encontrar emprego
Por Notícias ao Minuto 21 nov., 2023
Descubra como a inteligência artificial (IA) está a revolucionar a forma como procuramos emprego. Neste artigo, revela as diversas maneiras pelas quais a IA está a ser utilizada em processos de recrutamento e como você pode aproveitar essas tecnologias a seu favor. Desde a otimização de currículos até à identificação de oportunidades de trabalho personalizadas, saiba como a IA pode se tornar sua melhor aliada na busca pelo emprego ideal.
Competências pessoais podem ajudar na procura de emprego
Por Kelly 07 nov., 2023
No atual mercado de trabalho ferozmente competitivo, as suas qualificações e experiência profissionais são essenciais, mas há outro fator crítico que o/a pode ajudar a distinguir-se: as suas competências pessoais. Continuar a ler...
Trabalho remoto vs trabalho no escritório
Por Kelly 07 nov., 2023
Nesta publicação do blog, vamos comparar a sustentabilidade ambiental do trabalho remoto e híbrido com o trabalho tradicional de escritório, lançando luz sobre os prós e contras de cada abordagem.
VER MAIS
Share by: