Voltar ao Blog
Blog Img

Aumente as suas capacidades mentais e reduza o stress

Quer melhorar a sua concentração e diminuir os níveis de stress? Então pergunte-se quantas horas por dia passa a utilizar o seu smartphone para verificar as suas mensagens, navegar na Internet, ou a fazer publicações nas redes sociais.

Embora possa não saber a quantidade exata de tempo que passa a olhar para o seu telemóvel, é muito provável que seja mais de uma hora. De facto, de acordo com um artigo do Financial Post, em média, os jovens passam duas ou mais horas diárias no seu smartphone.

Desvantagens dos smartphones

Embora estes dispositivos ofereçam certamente muitas vantagens, também possuem algumas desvantagens significativas. Como Sandee LaMotte explica no seu artigo para a CNN, "O vício dos smartphones pode estar a mudar o seu cérebro", podem ser altamente viciantes e até terem um impacto negativo nas suas capacidades cognitivas. Um estudo demonstrou que as pessoas ficam ansiosas quando não têm acesso ao seu smartphone, tendo níveis mais elevados de GABA nos seus cérebros.

Isto leva a um menor controlo e atenção, e tem um impacto negativo sobre a sua capacidade de concentração. O uso de smartphones também pode aumentar os seus níveis de stress. O artigo da Globe and Mail intitulado “Smartphone stress: Can you say irony?”, fala do aumento da pressão provocada pelo uso do smartphone, podendo levar ao esgotamentos e até a vibrações fantasmas.

Alternar constantemente entre tarefas, tais como verificar o seu telefone enquanto está no trabalho aumenta os níveis de cortisol e dopamina no seu cérebro, como Hilary Brueck explica no seu artigo "What your smartphone is doing to your brain – It isn’t good", para a Business Insider. Assim, o stress da verificação do telefone tem um impacto negativo no seu funcionamento, enquanto a recompensa de o fazer faz ansiar por uma maior utilização do smartphone.

Estratégias para limitar a utilização do seu smartphone

Então, como pode limitar a utilização do seu smartphone? Existem vários métodos, tais como desligar o seu telefone quando está no trabalho ou depois de uma determinada hora à noite. Também pode encerrar todas as suas aplicações para eliminar a sua capacidade de jogar ou verificar as redes sociais.

A ativação de alertas sonoros também pode ser útil, uma vez que torna as interrupções menos intrusivas. E, finalmente, encontrar alternativas saudáveis. Ler um livro, dar um passeio, ir ao ginásio, ou começar um novo passatempo como cozinhar, escrever um diário, golfe, ou artesanato, o que quer que o faça sentir-se bem.

Embora o seu smartphone seja uma ferramenta necessária e que o mantém ligado aos seus familiares, amigos e trabalho, pode ter um impacto negativo na sua vida. Ao limitar a utilização do seu smartphone, pode recuperar o foco, baixar os seus níveis de stress e, como resultado, tornar-se mais feliz e produtivo.

Fontes:
https://business.financialpost.com/telecom/half-of-young-canadian-adults-spend-two-or-more-hours-per-day-on-their-cellphones
https://www.cnn.com/2017/11/30/health/smartphone-addiction-study/index.html
https://www.theglobeandmail.com/life/health-and-fitness/smartphone-stress-can-you-say-irony/article554439/
https://www.businessinsider.com/what-your-smartphone-is-doing-to-your-brain-and-it-isnt-good-2018-3