Voltar ao Blog
Blog Img

O emprego das 9 às 6 foi-se de vez?

A rotina do horário de trabalho é coisa do passado.

Todos conhecemos a história. Henry Ford para melhorar a produtividade e a eficiência nas suas fábricas, introduziu pela primeira vez o horário de trabalho das 9 às 6, que acaba por oferecer um sentido de rotina que algumas pessoas adoram. Mas, ao contrário dos nossos antecessores, a maioria de nós não trabalha em linhas de montagem de carros e, como tal, ressentimo-nos com a uniformização dos horários estabelecidos. À medida que uma nova geração entra e começa a dominar o mercado de trabalho, o tradicional emprego das 9 às 6 está a ficar cada vez mais desatualizado.

A YouGov revela que os locais mais eficientes para trabalhar e viver são onde as empresas fornecem aos seus colaboradores liberdade para negociar um horário de trabalho flexível. Inúmeros estudos revelam o impacto negativo dos horários prolongados e como o excesso de trabalho afeta os níveis de produtividade. A nova força de trabalho reconhece os benefícios de uma abordagem mais fluida.

Os Millennials procuram uma maior autonomia e flexibilidade no trabalho do que os seus antecessores. Isso significa que as organizações têm de reavaliar a sua metodologia de recrutamento para atrair esta geração. A opção de trabalhar remotamente veio revolucionar o mercado de trabalho, permitindo aos colaboradores desfrutar dos benefícios da vida profissional, pessoal e social como nunca antes.

Desde o momento em que damos os primeiros passos que nos perguntam “O que queres ser quando fores grande?”. Tradicionalmente, as respostas incluíam uma única profissão, geralmente o que considerávamos ser o nosso trabalho de sonho. Hoje em dia, os Millennials têm uma maior percentagem de job-hoppers (pessoas que saltam de um emprego para outro) do que qualquer outra geração - com maior procura pela oportunidade “perfeita”, a transição entre funções e organizações está rapidamente a tornar-se a norma.

Assim que lhe surgir uma oferta melhor... gostaria de a aceitar? Está interessado num emprego flexível que se ajuste à sua rotina? Clique aqui para encontrar um emprego que lhe proporcionará o melhor equilíbrio vida-trabalho, ou saiba mais sobre o que fazemos na Kelly.