Como promover a Inovação na sua equipa  

Kelly • jan. 14, 2022

​É do conhecimento geral que a inovação é fundamental para o sucesso empresarial sustentável. Como Theodore Henderson salienta no seu artigo para a Forbes, “Why Innovation is Crucial to Your Organization’s Long-Term Success,” a inovação permite às empresas penetrarem mais rapidamente nos mercados e criar mais oportunidades nos mercados em desenvolvimento.

Muitas pessoas pensam apenas na inovação em termos de novos produtos. No entanto, pode também dizer respeito a processos e sistemas que proporcionam formas mais eficientes e eficazes de trabalhar e, consequentemente, libertar recursos, reduzir o desperdício, e alcançar melhores resultados.

É por isso que é importante promover a inovação na sua equipa, seja qual for a sua função. As seguintes dicas podem ajudar:



1. Dar aos colaboradores autorização para experimentar. Os funcionários têm frequentemente ideias sobre novos produtos ou formas de melhorar os processos existentes, mas podem não as partilhar porque não querem arranjar problemas. Deixe claro que se encontra aberto a discutir inovações, e dê aos seus funcionários autorização para explorar ideias interessantes.


2. Testar novas ideias para aprender com elas. No artigo para a Sucess, “10 Things Effective Leaders Do to Encourage Innovation,” o Dr. Evans Baiya lembra-nos que a maioria das pessoas testa as ideias para verificar se funcionam. Se, por outro lado, permitir que os seus funcionários façam experiências para aprender e ter sucesso, eles descobrirão o que funciona e é mais provável que se sigam novas soluções.


3. Analisar os sucessos e os fracassos. Para determinar o que contribui para uma inovação viável, deve analisar objetivamente os sucessos e os fracassos em equipa. Ao fazê-lo, obtém-se o contributo de toda a equipa, e todos podem aprender com as experiências.


4. Incentive os funcionários a passar tempo com PNLUs (pessoas que não se identificam consigo). No seu artigo, "Learn the Ways Leaders Encourage Innovation" para a The Balance Careers, Dan McCarthy relata que, interagindo com pessoas de diferentes origens, os funcionários podem aprender a ver as coisas de uma nova perspetiva.


5. Implementar uma cultura rotativa. Equipas rotativas, tarefas e organização de secretárias permitem que os funcionários saiam das suas zonas de conforto. Tal, por sua vez, pode ajudar a estimular a criatividade e a inovação, como aconselha Seamas Egan no seu artigo para a Forbes, “15 Ways to Encourage Creative Idea Sharing From All Team Members.”

Se tiver estas dicas em mente, pode encorajar uma cultura de experimentação e inovação onde os funcionários se sentem apoiados, empenhados e valorizados, assim como entusiasmados por contribuir para o progresso da sua empresa. E, com o tempo, isto pode ter enormes recompensas em termos de sucesso profissional para si e para a sua equipa, melhorando simultaneamente o posicionamento competitivo da sua organização.

Fontes:

https://www.forbes.com/sites/forbescoachescouncil/2017/05/08/why-innovation-is-crucial-to-your-organizations-long-term-success/#4854ef3e3098

https://www.success.com/10-things-effective-leaders-do-to-encourage-innovation/

https://www.thebalancecareers.com/encourage-innovation-from-employees-2275816

https://www.forbes.com/sites/forbescommunicationscouncil/2018/05/21/15-ways-to-encourage-creative-idea-sharing-from-all-team-members/#71e47cdce0af

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