Voltar ao Blog
Blog Img

Cumprir as resoluções de carreira depois de janeiro

Se fez uma lista com resoluções de carreira para o novo ano, não está sozinho. Um pouco por todo o mundo, milhões de pessoas decidiram que querem ganhar mais, encontrar o seu trabalho de sonho, ser promovidas ou expandir a sua rede nos próximos 12 meses.

No entanto, manter essas resoluções de carreira pode ser bem mais difícil do que imaginou inicialmente. Fazer aquele esforço extra para ser promovido ou arranjar tempo para conhecer mais pessoas pode ser desafiante quando se trabalha a tempo inteiro. O que é que pode fazer para garantir que cumpre as suas resoluções de carreira depois de janeiro?

Estas dicas podem dar uma ajuda:

  1. Certifique-se de que os seus objetivos são exequíveis. Este é talvez o ponto mais importante de todos. Ter expectativas irrealistas daquilo que pode alcançar é simplesmente preparar-se para o fracasso. Por isso, dedique algum tempo a perceber se conseguirá realmente alcançar os seus objetivos e risque da lista aqueles que não forem realistas. E se tiver objetivos maiores que possam demorar mais tempo a alcançar, decomponha-os em passos mais pequenos que consiga concretizar num horizonte temporal mais curto. Por exemplo, se quiser encontrar o seu trabalho de sonho, pode ser vantajoso atualizar o seu currículo e procurar um recrutador credível para o ajudar antes de enviar qualquer candidatura.

  2. Priorize. No seu artigo “How to Stick to Your New Year’s Career Resolutions” para o Glassdoor, Isabel Thottam recomenda que analisemos os nossos objetivos e identifiquemos aqueles que são verdadeiramente importantes para nós. Se escreveu uma longa lista de resoluções que exigem muito trabalho – a somar ao seu volume de trabalho diário –, é provável que tenha um esgotamento. Assim, perceba quais das suas resoluções são as mais importantes e foque a sua energia nelas. Por exemplo, se estiver focado em melhorar o seu potencial salarial, pode frequentar outro curso.

  3. Procure apoio. Pode ser útil contar as suas resoluções de carreira a alguém – como o seu supervisor ou um colega –, para que essa pessoa possa responsabilizá-lo. Se não quiser partilhar as suas ambições com ninguém no trabalho, pondere trabalhar com um coach de carreira, que também o poderá ajudar a priorizar os seus objetivos e a decompô-los em pequenos passos facilmente alcançáveis.

  4. Mantenha um diário de trabalho. No seu artigo “Suzy Welch: Make this New Year’s resolution if you want to supercharge your career in 2019” para a CNBC, Courtney Connley aconselha as pessoas a escreverem um pequeno resumo daquilo que alcançaram e aprenderam no trabalho todos os dias. Isso vai ajudá-lo a reconhecer os desafios, a perceber o quanto cresceu e a planear o futuro.

  5. Não seja demasiado duro consigo. É natural que se martirize se não seguir à risca as suas resoluções. No entanto, como lembra a Associação Americana de Psicologia no artigo “Making your New Year’s resolution stick”, é muito normal cometer um deslize de vez em quando. Em vez de se massacrar por isso, aprenda com o erro – e, logo que possível, retome novamente o seu caminho.

Se quer cumprir as suas resoluções de carreira a longo prazo, tem de mudar os seus hábitos diários. Perceber o que tem de adaptar e incorporar esses novos comportamentos no seu dia a dia aumentará consideravelmente as suas chances de sucesso.

Fonte:
https://www.glassdoor.com/blog/new-years-career-resolutions/
https://www.cnbc.com/2018/12/20/suzy-welch-the-new-years-resolution-that-can-supercharge-your-career.html
https://www.apa.org/helpcenter/resolution