Voltar ao Blog
Blog Img

O que fazer se for não for promovido

Está “encalhado” na mesma função enquanto os seus colegas são promovidos? Ou está na mesma posição há mais de três anos sem que o seu supervisor alguma vez tenha tocado no assunto de progressão de carreira?

Se a resposta é “Sim!” a uma destas questões, poderá estar a perder a motivação para dar o melhor de si no seu trabalho. No entanto, é importante não deixar que a situação comprometa o seu desempenho. Em vez disso, canalize a sua energia para perceber porque é que não está a ser promovido – e o que é que poderá fazer em relação a isso.

Possíveis razões para não ter sido promovido

Pode haver várias razões para continuar “encalhado” na mesma posição. Talvez o seu supervisor sinta que ainda não detém a experiência ou as competências necessárias e seja apenas uma questão de tempo. Ao mesmo tempo, outro colaborador pode simplesmente ter mais experiência e ser uma melhor escolha para a posição. E, claro, há sempre a possibilidade de a sua empresa não estar a planear promover ninguém num futuro próximo. Isso pode acontecer em empresas que tenham uma hierarquia relativamente plana e poucos títulos.

Lidar com a situação

Considerando que os consultores e os gestores de recursos humanos gostam de ver progressão de carreira nos currículos, é importante que lide com a situação para poder continuar a progredir. Tenha em mente as seguintes dicas:

  • Mantenha-se profissional. Como salienta Mike Guerchon no seu artigo “The worst thing you can do after getting passed up on a promotion” para a Fortune, não pode deixar que as emoções negativas, como a desilusão ou a mágoa, influenciem o seu comportamento e as suas ações. Se necessário, tire um tempo para si para processar as emoções antes de voltar ao trabalho. Não pode correr o risco de ficar enraivecido com o seu supervisor ou descarregar nos seus colegas. Em vez disso, redirecione a sua energia para melhorar o seu desempenho.

  • Peça feedback. No seu artigo “The Realisti Way to Bounce Back When You’re Passed Over for a Promotion” para o The Muse, Rachel Bitte aconselha a pedir feedback aos supervisores. Provavelmente vai perceber exatamente como é que poderá evoluir – e ainda poderá ganhar algumas noções sobre como é que são tomadas as decisões sobre as posições de liderança na sua organização.

  • Procure outras formas de assumir maior responsabilidade. É possível progredir mesmo sem uma mudança de título, como explica Kathryn Vasel no seu artigo “How long should you stay at a job if you aren’t being promoted?” para a CNN Business. Por exemplo, peça para lhe darem tarefas mais desafiantes ou para estar à frente de certos projetos. Dessa forma, terá mais responsabilidades para acrescentar ao seu currículo.

  • Procure outro emprego. Se está a ter um bom desempenho e mesmo assim não tem uma promoção em vista, está na altura de procurar fora outras oportunidades. Aborde um recruiter sobre a sua situação e explique-lhe quais as suas competências e a sua experiência, para que ele tenha toda a informação necessária para o ajudar a encontrar um emprego mais adequado às suas qualificações.

Ser preterido para uma promoção pode ser uma experiência incrivelmente desmotivante. Mas se transformar a situação numa oportunidade de aprendizagem, este poderá ser um excelente motor de crescimento profissional – e, como resultado, ajudá-lo/a a conseguir um emprego melhor.