Voltar ao Blog
Blog Img

Reconhecer sempre as pessoas que o ajudam

A maioria de nós aceita a ajuda de outros em algum momento das nossas carreiras. Talvez um amigo o ajude a entrar na empresa dos seus sonhos ou talvez um colega lhe mostre como utilizar uma nova aplicação de que necessita para executar o seu trabalho. Independentemente de quem o ajude e como, é sempre importante reconhecê-los. Eis o porquê.

Porque é importante reconhecer as pessoas?

Se alguma vez fez algo por alguém que não lhe agradeceu, provavelmente sentiu-se ignorado, como se não tivesse importância. Talvez até se sinta menos inclinado a ajudar novamente essa pessoa.

Agora imagine estar no outro lugar. Digamos que um colega de trabalho o ajudou a completar uma tarefa com a qual se debateu e simplesmente passou o resto do seu dia sem dizer obrigado. Acha que foi uma boa experiência para o seu colega? E da próxima vez que precisar de ajuda, acha que ele estará preparado para o ajudar?

A resposta a ambas as perguntas é, muito provavelmente, "Não". A razão para esta situação é bastante simples. De acordo com Craig Dowden, doutorado, no seu artigo “Why you need to be seen” para a Psychology Today, as pessoas querem simplesmente ser vistas. O reconhecimento dos outros pode fazê-las sentirem-se mais motivadas e positivas, o que faz com que seja mais provável que repitam o mesmo comportamento. Por outras palavras, eles estarão mais inclinados a ajudá-lo novamente no futuro.

Como reconhecer os outros

No seu artigo para a Huffpost, “10 Ways to Show People They Matter and Why It’s Important,” Debbie Gisoni sugere várias formas de reconhecer os outros:

  • Agradeça-lhes: Um simples, "Obrigado" pode ser tudo o que é preciso para fazer alguém sentir-se visto. Se quiser torná-lo mais memorável, envie à pessoa um belo cartão manuscrito.

  • Ofereça um presente: Para um grande favor, é uma boa ideia oferecer um presente de agradecimento. Pense num belo ramo de flores, uma garrafa de vinho ou um cabaz. Também pode criar algo por si próprio, como um poema ou uma fotografia emoldurada.

  • Conceda-lhes o dom do tempo: Reserve tempo para levar a pessoa a almoçar ou jantar no seu restaurante preferido. Pode também convidá-lo para uma exposição de arte, uma peça de teatro ou outro evento interessante.

  • Reconhecer publicamente a sua assistência: Se alguém lhe fez um grande favor ou interrompeu o seu trabalho para o ajudar, é bom contar a outras pessoas. Isso é especialmente verdade quando se trata de assistência no local de trabalho, porque pode ter um impacto positivo na avaliação que o seu chefe faz do seu colega.

Quando alguém o ajuda profissionalmente, é fundamental reconhecer a sua ajuda. E se não tiver a certeza de como o fazer, basta perguntar-se: "Como gostaria que o reconhecessem?" e agir em conformidade.

Fonte:
https://www.psychologytoday.com/us/blog/the-leaders-code/201409/why-you-need-be-seen
https://www.huffpost.com/entry/10-ways-to-show-people-they-matter-and-why-its-im_b_6172792