Cinco conselhos para controlar o stress laboral  

Kelly • jun. 16, 2021

Fica constantemente ansioso, irritado, cansado ou deprimido quando está no trabalho? Se é este o caso, pode estar a passar por situações de muito stress no trabalho. A pressão no ambiente de trabalho pode levar à saturação física e/ou mental do colaborador, trazendo diversas consequências que afetam não só a sua saúde, mas também o seu ambiente, visto que gera um desequilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal. Felizmente, existem várias práticas que pode adotar para controlar o stress no trabalho. Lembre-se das seguintes dicas:

Estabeleça metas realistas

Todos desejamos ter um bom desempenho no trabalho, mas se está a tentar fazer muito trabalho e em pouco tempo, pode estar a criar demasiado stress. Avalie objetivamente se pode abrandar um pouco e ainda cumprir com as suas responsabilidades.

Deixe o trabalho no trabalho

Um dos aspetos mais importantes de gerir o stress é conseguir um bom equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal. Quer trabalhe num escritório ou remotamente, limite as horas extra e tente deixar as preocupações profissionais no trabalho. Se achar difícil sair do modo profissional, programe atividades que direcionem a sua atenção para outro lugar, para quando o seu dia de trabalho terminar.

Tire um tempo para relaxar

À noite e aos fins de semana, esqueça o trabalho e reserve um tempo para si e faça algo que goste, como divertir-se com a sua família em casa, ler, ouvir música, assistir ao seu programa favorito, ou algo que o encha de satisfação.

Experimente a gestão holística do stress

Muitas pessoas acham que soluções holísticas ajudam a controlar o stress de maneira eficaz. Por exemplo, yoga e meditação podem ajudá-lo a ficar mais calmo e resistir ao stress. Além disso, de acordo com o artigo de Dorene Petersen “Ansioso ou deprimido: os óleos essenciais podem ajudar?” para o American College of Health Sciences, os óleos essenciais de bergamota, lavanda, olíbano e sálvia (ou misturas que contenham esses ingredientes) podem ajudar a melhorar o seu humor e reduzir a ansiedade. Pode adicionar umas gotas ao seu banho para torná-lo mais relaxante ou até mesmo usar um pequeno difusor para criar um ambiente calmo. Se estiver a trabalhar em casa, aproveite o seu espaço de trabalho para usar um difusor.

Se não for tratado, o stress pode causar problemas na sua vida profissional e pessoal, já para não falar na sua saúde física e emocional. Portanto, se acha que isso afeta a sua capacidade de funcionar adequadamente e prejudica a sua saúde, procure ajuda de um profissional.

Está à procura de emprego? Consulte as nossas ofertas de emprego.


Melhores Fornecedores RH 2024 - Kelly Portugal na lista dos premiados.
Por Kelly 22 fev., 2024
Pela 10ª vez consecutiva, a Kelly Services Portugal, pertencente ao grupo Gi Group Holding, é distinguida pela APG – Associação Portuguesa de Gestão das Pessoas como o melhor Fornecedor RH em Portugal. Continuar a ler...
Coluna de opinião
Por Rui Barroso 26 jan., 2024
Um ambiente de trabalho saudável e produtivo é um dos aspetos essenciais para uma equipa trabalhar de forma eficaz e motivada. Compreender a motivação humana é algo já amplamente explorado, como por exemplo na famosa Teoria das Necessidades, de Maslow. Continuar a ler...
Aquisição da atividade europeia da Kelly pela Gi Group Holding .
17 jan., 2024
A Gi Group Holding anunciou dia 3 de janeiro a conclusão bem-sucedida da aquisição da atividade europeia da Kelly (Nasdaq: KELYA, KELYB), um dos principais fornecedores mundiais de soluções especializadas em talentos, tornando-se a maior aquisição na história da Gi Group Holding e aumentando as suas receitas para cinco mil milhões de euros.
Empregados e aborrecidos. Resenteeism é um novo desafio para as empresas
Por Pedro Pessoa, people development manager na Kelly Portugal para o jornal NOVO 15 jan., 2024
Resenteeism: Esta tendência no mercado laboral ocorre quando um funcionário está insatisfeito no seu emprego, externaliza a insatisfação, mas não se demite. “A insatisfação pode estimular resultados distintos”. Saiba como.
Por Joana Gama 13 dez., 2023
Sentir-se inadequado/a é algo comum, especialmente no ambiente de trabalho, onde somos avaliados pelo nosso desempenho. O síndrome do impostor pode se infiltrar nos nossos pensamentos, e fragilizar os nossos esforços e conquistas. Mas existe uma forma de transformar isso em algo poderoso? Veja o artigo completo.
Por Lucélia Silva 05 dez., 2023
Gostaria de saber se a sua carreira está em movimento? Descubra como as férias de inverno podem ser a chave para recarregar, refletir e se preparar para o próximo ano de trabalho. Apresentamos 5 perguntas que precisa de fazer para fazer o diagnóstico profissional e garantir um 2024 alinhado com suas aspirações e necessidades.
Por Dinheiro Vivo 27 nov., 2023
Apesar da remuneração continuar a ter um peso incontornável, os fatores ligados ao bem-estar dos profissionais e à flexibilidade dos modelos de trabalho são cada vez mais alavancas estratégicas para prevenir a fuga de recursos humanos para o exterior.
Descubra como a AI pode ajudá-lo a encontrar emprego
Por Notícias ao Minuto 21 nov., 2023
Descubra como a inteligência artificial (IA) está a revolucionar a forma como procuramos emprego. Neste artigo, revela as diversas maneiras pelas quais a IA está a ser utilizada em processos de recrutamento e como você pode aproveitar essas tecnologias a seu favor. Desde a otimização de currículos até à identificação de oportunidades de trabalho personalizadas, saiba como a IA pode se tornar sua melhor aliada na busca pelo emprego ideal.
Competências pessoais podem ajudar na procura de emprego
Por Kelly 07 nov., 2023
No atual mercado de trabalho ferozmente competitivo, as suas qualificações e experiência profissionais são essenciais, mas há outro fator crítico que o/a pode ajudar a distinguir-se: as suas competências pessoais. Continuar a ler...
Trabalho remoto vs trabalho no escritório
Por Kelly 07 nov., 2023
Nesta publicação do blog, vamos comparar a sustentabilidade ambiental do trabalho remoto e híbrido com o trabalho tradicional de escritório, lançando luz sobre os prós e contras de cada abordagem.
VER MAIS
Share by: