Voltar ao Blog
Blog Img

Como preparar-se para uma entrevista por videochamada

​Atualmente, há um grande número de empresas a realizar entrevistas por video-chamada, devido à pandemia.

Portanto, se está à procura de um trabalho, como pode preparar-se para uma videochamada? Apresentamos seis dicas úteis:

Verifique se o seu hardware funciona. Seja a entrevista por telefone, tablet ou computador, tem de garantir que não tem nenhuma falha no equipamento durante a conversa. Se estiver a usar Wi-fi, procure um local onde a conexão é mais forte. Lembre-se que uma conexão por fio é preferível porque é mais rápida e menos sujeita a interrupções. Além disso, verifique se o microfone e os altifalantes do dispositivo ou phones estão a funcionar corretamente.

Familiarize-se com a tecnologia. Medium recomenda que se familiarize com a ferramenta ou programa específico (Zoom, Skype ou outra aplicação) que usará com antecedência. Reveja como ligar e desligar o seu áudio e vídeo e, se necessário, descubra como partilhar o seu ecrã.

Minimize as distrações. Escolha um ambiente silencioso onde não seja interrompido. Também é aconselhável silenciar todos os alertas de mensagens e e-mails durante a entrevista, pois podem distrair.

Prepare o seu ambiente. Depois de escolher onde fará a entrevista, certifique-se de que a área esteja bem iluminada e sem luz de fundo. Limpe qualquer desorganização para fazer com que o ambiente pareça calmo e profissional. Coloque o seu currículo, anúncio de emprego e qualquer outro material de apoio que possa precisar num local de fácil acesso.

Escolha a roupa certa. De acordo com o The Balance Careers, é melhor vestir-se de maneira profissional, como se fosse uma entrevista presencial. Não cometa o erro de vestir-se apenas da cintura para cima. Nunca sabe quando terá que se levantar durante a entrevista virtual.

Olhe para a câmara. Isso dá ao entrevistador a impressão de que está a olhá-lo nos olhos, em vez de olhar para a sua imagem no ecrã. Olhar para a câmara pode também projetar confiança, além de mostrar que está acostumado a usar este tipo de ferramentas.

Se está nervoso sobre uma entrevista por videoconferência, a Lifewire recomenda testar com um amigo alguns dias antes. E o mais importante é certificar-se que a tecnologia não atrapalhe, mas que permita que exiba as suas habilidades ao entrevistador.