De acordo com a PwC ,79% dos CEO´s afirmam que a falta de competências essenciais está a ameaçar o potencial crescimento das empresas. O mesmo estudo também demonstra que 46% dos CEO´s a nível global reconhecem que a qualificação é o método mais eficiente no preenchimento de lacunas ao nível das competências especialmente ligadas. Vamos analisar os impactos comerciais e culturais da qualificação:
Na maioria dos casos, os empregadores decidem investir na qualificação ou voltar a treinar os colaboradores para que permaneçam competitivos nos seus setores. Também existem outros impactos:
Os impactos culturais da qualificação podem ser menos óbvios, mas não deixam de existir. Os locais de trabalho onde os colaboradores têm a oportunidade de crescer, têm maior probabilidade de ser criativos e inovadores. Quando os trabalhadores possuem mais competências, sejam soft ou hard skills, estão numa melhor posição para resolução de problemas. Sabendo como aproveitar a tecnologia para comunicar, podem também partilhar as suas descobertas, o que contribui para uma comunidade e promove uma cultura de partilha.
Por exemplo, a PwC investiu recentemente US$3 biliões para melhorar a qualificação da sua rede global, bem como desenvolver e partilhar tecnologias para apoiar os seus clientes. Isso resultou numa abordagem em que os colaboradores têm a autonomia para concentrar os seus esforços onde é mais necessário e desenvolver soluções inovadoras que podem beneficiar as equipas, colaboradores e clientes. Como a empresa confia nos seus colaboradores para trabalhar de forma independente, a cultura organizacional é de confiança mútua e empoderamento.
Ao determinar quais as competências que a sua empresa necessita e ao oferecer aos seus colaboradores oportunidades de adquirir essas competências e de (mais importante) colocá-las em prática, estará a ajudar os seus colaboradores e o seu negócio a progredir.
Fontes:
https://www.businessnewsdaily.com/9389-reasons-employees-quit.html
https://www.pwc.com/gx/en/news-room/press-releases/2019/ceos-upskilling-workforce.html
https://www.forbes.com/sites/forbeshumanresourcescouncil/2018/10/02/knowledge-is-power-the-benefits-of-upskilling-for-employers-and-employees/#5fecf4de23c1
https://www.pwc.com/us/en/about-us/workforce-strategy.html
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