Recebeu uma “promoção silenciosa”? Entenda o que que pode fazer  

Kelly • fev. 02, 2023

As tendências "quiet" parece que vieram para ficar. Começamos por assistir colaboradores "calados a desistir" (quiet quitting) ao receberem o seu salário por fazerem o mínimo necessário. Gestores de pessoas a despediram "silenciosamente" os seus colaboradores (quiet firing), ao lentamente desmoralizarem o seu trabalho e a reduzir ao máximo as comunicações entre si. Agora, apresentamos as 'promoções silenciosas' (quiet promotion) que se refere a sobrecarregar os colaboradores com trabalho e responsabilidades adicionais - sem um aumento de salário ou uma atualização no cargo.

Concorda que este é o único tipo de promoção que não ambiciona: uma promoção silenciosa (quiet promotion). Há uma escassez global de talentos em muitos sectores, e as pessoas estão a dar prioridade a si próprias, abandonando empregos onde são mal remuneradas ou subvalorizadas. Assim, para superar esses desafios... alguns empregadores estão a empilhar todo o trabalho extra nos seus restantes colaboradores.


O problema é que não estão a acumular nenhum desse salário adicional também sobre eles. Este não é um fenómeno novo, talvez seja mais notório agora, uma vez que as pessoas estão mais protetoras do seu bem-estar (e dos seus direitos).


Qual é a dimensão do problema da promoção silenciosa?

Uma enorme maioria (78%) dos trabalhadores americanos inquiridos pelo JobSage acredita ter recebido uma “quiet promotion”. E, numa reviravolta deprimente, 68% aceitaram voluntariamente trabalho adicional na esperança de que isso os ajudasse a ganhar uma promoção efetiva. E apenas 22% das pessoas inquiridas manifestaram-se contra uma tentativa de promoção silenciosa.



Os dados não mencionam se esse grupo de pessoas recebeu ou não os aumentos salariais necessários de acordo com o trabalho adicional recebido, ou se esse trabalho foi atribuído depois a um novo elemento da equipa, ou se tiveram afinal que continuar a fazer o trabalho adicional, independentemente de tudo.


Qual é o aspecto de uma promoção silenciosa?

Existem algumas formas de saber se está a concorrer a uma promoção tranquila. Fique atento/a a estes sinais de alerta:


  • Os colegas que saem não estão a ser substituídos, ou são substituídos por mais perfis júnior ou por colaboradores em part-time.
  • Aumento da disparidade entre a sua própria carga de trabalho em comparação com a de outros com o mesmo salário ou com o mesmo título de trabalho.
  • Ser obrigado/a a reduzir responsabilidades como a sua própria aprendizagem e desenvolvimento, com a finalidade de assumir mais trabalho.
  • Ser convidado/a ou obrigado/a a assistir a reuniões que anteriormente estavam fora do âmbito do seu trabalho.
  • Ser convidado/a a assumir novos trabalhos, ou a 'ajudar' colegas ou o seu gestor com trabalho que normalmente não teria feito.


Como evitar uma promoção silenciosa

Felizmente, há muitas medidas que pode tomar que dificultam aos gestores a "promoção silenciosa". Mas antes de mergulharmos neles, uma palavra de prudência! Dentro de quase qualquer função, haverá uma exigência para que seja flexível.


Se, por exemplo, um colega sai subitamente ou tem uma função muito difícil de contratar, não é irrazoável que a sua chefia lhe peça para assumir parte dessa carga de trabalho. E existem outras situações em que pode assumir tarefas adicionais, tais como substituições de formação ou atuar como representante do seu departamento em consultas sobre um novo projeto. Portanto, antes de entrar em modo defensivo, verifique se não lhe está apenas a ser pedido que mostre um pouco de flexibilidade.


Mas, dito isto: não deixe que ninguém tire partido da sua flexibilidade. Eis como se proteger:

 

Leia a descrição do seu trabalho - frequentemente!

A sua descrição de trabalho inclui (ou pelo menos, deve incluir!) uma lista de tarefas que lhe são exigidas para receber o seu salário. Claro, provavelmente tem uma cláusula vaga "e outras tarefas conforme necessário" no final. Mas isso não significa que podem adicionar as tarefas de outra pessoa. Por isso, familiarize-se com o que se espera de si e tome regularmente nota de quaisquer tarefas que já não esteja a fazer, ou que lhe estejam a ser solicitadas mas que não estejam no seu perfil de trabalho.

Essas notas serão tão importantes para si se precisar de mostrar à sua chefia como a sua carga de trabalho tem aumentado. Em alguns casos, podem nem sequer se aperceber. Os dados e as provas são os seus aliados!


Fale frequentemente com a sua chefia

Os contactos regulares facilitam a possibilidade do desenvolvimento da sua carreira e das suas aspirações. Por exemplo, se quiser uma promoção, diga ao seu patrão que está a trabalhar ativamente nesse sentido. Peça a descrição da função que pretende e veja quais são as semelhanças e diferenças. É menos provável que acabe por fazer esse trabalho por acidente se souber que é suposto vir com um aumento de salário e o novo título de emprego que deseja.


Seja assertivo/a

Ser assertivo é uma habilidade fantástica para se ter no local de trabalho. Se for naturalmente tímido/a, introvertido/a ou ansioso/a, então o truque é não reagir às coisas no momento exato em que elas acontecem. Se lhe for pedido que faça algo e acreditar que está fora do seu papel, pode aceitar a tarefa até ter tempo de formular o seu argumento contra ela. Isso poupar-lhe-á uma resposta mal preparada. Uma grande estrutura para adiar o trabalho é:


"Reparei que [observação sobre carga de trabalho adicional]. Isto parece-me uma mudança significativa nas minhas responsabilidades. Podemos discutir como isto pode afetar o resto do meu trabalho"?


Dessa forma, não parece que esteja a dizer 'não' ou a fazer barulho. Está apenas à procura de esclarecimento sobre os limites do seu papel e se/como eles mudaram.


Porquê promoções silenciosas prejudicam a cultura da empresa

Quando se trata de dar trabalho adicional às pessoas sem aumentar o seu salário, há alguns colaboradores que simplesmente não o suportam. Por exemplo, se forem demasiado assertivos ou conhecerem o seu descritivo de trabalho de dentro para fora! Isto coloca ainda mais pressão sobre os outros, o que cria uma desigualdade que pode levar ao ressentimento.


E, claro, quando as pessoas que têm apoiado o peso da organização - de graça - acabam por se ir embora? É o valor do trabalho de 1,5 pessoas que terá de ser redistribuído. Não faz sentido, de uma perspetiva cultural ou económica, "promover tranquilamente" as pessoas.


O que fazer em vez de promoções silenciosas?

O mundo do trabalho está a mudar rapidamente. É importante que as organizações sejam flexíveis a fim de manterem o seu talento. Se é um gestor e a sua equipa tem mais trabalho do que pessoas para o fazer, tente uma das seguintes opções:


  • Contrate mais pessoas (se tiver dificuldade em fazê-lo, considere ser mais flexível em termos de trabalho a partir de casa, padrões de turnos e horários de funcionamento - para todos os seus colaboradores).
  • Ofereça horas extraordinárias opcionais pagas.
  • Ofereça um destacamento para pessoas que queiram assumir responsabilidades adicionais por salários adicionais; por exemplo, experimente o próximo passo na escada da carreira (com salário completo) durante três meses.
  • Rever os seus processos e eliminar quaisquer ineficiências, automatizar tarefas sempre que possível.
  • Externalizar o trabalho para contratantes.
  • Veja a experiência profissional ou esquemas de estágio remunerado (mas não acrescente "formação dos estagiários" ao descritivo de tarefas de ninguém, sem um aumento adequado!).


Existem muitas abordagens inovadoras que se podem adotar. Não tenha medo de pedir sugestões também às suas pessoas. Quanto melhor for a sua relação com os seus colaboradores, mais tempo eles ficarão consigo. As promoções silenciosas não são uma estratégia a longo prazo. Ser um grande empregador é.

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