A missão tem também um papel muito importante no dia a dia da organização. Ela vai estar presente nas apresentações sobre o negócio, com prospects e clientes, em encontros com novos colaboradores, entre outros. Segundo um levantamento realizado pelo LinkedIn, mais de metade dos profissionais desejam trabalhar para uma organização cuja missão se alinhe com os seus valores pessoais. E quase dois terços nem pensariam em trabalhar para uma empresa se não conhecessem ou concordassem com a sua missão.
No entanto, a verdade é que, frequentemente as declarações de missão das empresas não vão muito além da resposta a algumas perguntas durante a entrevista de emprego ou um breve resumo no manual de onboarding. Quando essa informação não é clara para os colaboradores, perde-se a oportunidade de os relacionar com a missão da empresa, que é vital para o desempenho e produtividade dos mesmos.
Do ponto de vista estratégico, a declaração de missão é disciplina, é base racional e comercial do negócio. Mas se procura inspirar o tipo de coesão e mentalidade partilhada que é a característica das equipas vencedoras, a resposta poderá estar impressa mesmo à sua frente: a declaração de missão da sua empresa! Isto porque quando consegue comunicar claramente a forma como uma tarefa ou projeto contribui para a missão da sociedade, possui uma ferramenta motivacional forte mesmo ao seu alcance. Portanto, a missão traduz a linha mestra dos objetivos de atuação esperados pela empresa.
Tirar partido da declaração de missão como ferramenta motivacional inclui ser capaz de explicar claramente à sua equipa a forma como o que cada um se relaciona diretamente com o propósito da missão.
Obviamente que nem sempre é fácil, visto que o trabalho de algumas pessoas se relaciona mais facilmente com a declaração de missão do que o de outros. Mas mesmo as equipas de suporte necessitam de saber que os seus esforços são preciosos porque o que eles fazem permite ao resto da empresa desenvolver o trabalho que é mais visível.
Por exemplo, imagine que é um(a) gestor(a) de marketing de uma empresa que produz artigos para a produção de artes e cuja declaração de missão é “Inspirar todos os artistas do mundo.” A sua principal função é assegurar que a sua equipa tenha sempre em mente que o que lhes está a pedir, e que façam contribuir no final a inspiração aos criadores por todo o mundo - mesmo quando estão sob prazos apertados ou quando enfrentam uma grande concorrência. Se lhes está a pedir para realizarem pesquisas de mercado, deverá dar-lhes instruções de abordagem ao mercado para que eles tenham consciência que os seus produtos são inspiradores. Se lhes está a pedir que tenham múltiplas ideais para novas campanhas é porque deseja encontrar um melhor ângulo para atrair a atenção do seu público-alvo criativo.
Naturalmente, a forma como relaciona as responsabilidades da sua equipa com a missão da sua empresa depende dos papéis dos membros da equipa, da missão e da sua indústria. No entanto, o ponto importante é que vale sempre a pena ajudar os seus colaboradores a compreenderem que são parte de um empreendimento maior para alcançar um objetivo geral. Depois, quando souberem que as suas contribuições são valorizadas, as suas pessoas estarão não só mais motivadas para terem um melhor desempenho, mas também lhes permitirá sentirem-se mais envolvidos com a empresa.
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