A cultura da empresa é um conjunto de valores, crenças e comportamentos partilhados, que definem uma empresa. De acordo com Alison Doyle no seu artigo "Understanding Company Culture" para The Balance Careers, é importante enquadrar-se na cultura, para aumentar a probabilidade de desfrutar do tempo que passa no trabalho. Felizmente, existem várias coisas que pode fazer para se encaixar. Tenha em mente as seguintes cinco dicas:
Adera ao código de vestuário da empresa. A forma como as pessoas se vestem diz muito sobre o trabalho, mas também sobre a cultura da empresa. Um local de trabalho onde todos usam fatos, provavelmente é muito mais formal do que um escritório onde calças de ganga e sapatilhas são a norma. Certifique-se de que sabe qual é o código de vestuário antes do seu primeiro dia, para que se sinta confortável no seu ambiente. Se necessário, contacte o responsável pela sua contratação e peça alguns conselhos.
Aprenda a linguagem. Muitas empresas e equipas têm os seus próprios termos para certas tarefas, processos e até mesmo localizações nas instalações da empresa. Preste muita atenção, e tente aprendê-los o mais cedo possível. Se não compreender algo, basta perguntar: os seus novos colegas de trabalho terão todo o prazer em esclarecer-lhe.
Almoce com os seus colegas. Passar tempo com os novos membros da sua equipa é a melhor forma de aprender a dinâmica e a cultura da empresa. Descubra o que as pessoas fazem à hora do almoço - se visitam a pastelaria mais próxima, ou vão almoçar a pé ou até talvez fazem exercício durante o intervalo e comem as suas refeições nas suas secretárias. Depois faça como eles fazem.
Observe o comportamento da equipa. Os seus novos colegas podem ter regras sociais diferentes dos seus anteriores colegas de equipa. Por exemplo, talvez fosse aceitável caminhar até à secretária de um colega para fazer uma pergunta no seu local de trabalho anterior - mas aqui, as pessoas preferem que envie um e-mail ou uma mensagem instantânea. Mais uma vez, isto é algo sobre o qual pode facilmente perguntar se tiver alguma incerteza.
Não tenha medo de tentar fazer algo novo. No seu artigo intitulado "4 Coisas que pode fazer para que a sua primeira semana num novo emprego seja menos embaraçosa" para The Muse, Richard Moy recomenda que deixe de lado as rotinas e processos que aprendeu no seu antigo local de trabalho e, em vez disso, abrace a forma como os seus novos membros de equipa fazem as coisas. Lembre-se de que mesmo que questione como ou porque é que algo é feito de uma certa forma, há provavelmente uma razão muito boa para isso. Mais uma vez, não tenha medo de perguntar.
Quando se começa um novo trabalho, é perfeitamente normal estar um pouco nervoso/a para se adaptar. No entanto, se tiver estes conselhos em mente, observe e adaptar-se - e isso, por sua vez, pode ajudá-lo/a a sentir-se em casa mais rapidamente.
Fontes:
https://www.thebalancecareers.com/what-is-company-culture-2062000
https://www.themuse.com/advice/4-things-you-can-do-to-make-your-first-week-at-a-new-job-feel-less-awkward