Depois do 'quiet quitting', o 'quiet firing': Seis sinais a ter em conta  

Notícias ao Minuto • out. 17, 2022

A par da desistência silenciosa por parte do trabalhador, surge mais uma tendência no mercado laboral: o 'quiet firing' ou despedimento silencioso. O objetivo é levar o trabalhador a despedir-se em vez de ser despedido.

Nos últimos dias, muito se tem falado sobre o 'quiet quitting', mas este é um fenómeno que não vem sozinho. A par da desistência silenciosa por parte do trabalhador, surge mais uma tendência no mercado laboral: o 'quiet firing' ou despedimento silencioso. Sabe como identificar? 


"Como o nome indica, o 'quiet firing' consiste numa 'desistência' gradual por parte do empregador sobre determinado colaborador, em que este segundo é colocado numa posição contínua de estagnação e consequente insatisfação para, posteriormente, tomar a iniciativa de se despedir em vez de ser despedido. Desta forma, a chefia evita confrontos e conversas desconfortáveis, ao mesmo tempo que poupa dinheiro com despedimento proativo", explica a consultora de recursos humanos Kelly Portugal em comunicado enviado ao Notícias ao Minuto.


Contudo, estes comportamentos "podem não ser necessariamente intencionais" e são "fruto do contexto atual de extrema volatilidade, excesso de trabalho e consequente desgaste", diz Vanda Brito, diretora de recursos humanos da Kelly Portugal, citada na mesma nota. 


"A comunicação acabar por ser o fator-chave para a resolução deste tipo de atritos”, pelo que devem ser "marcadas e executadas conversas francas, diretas e honestas, para que fiquem esclarecidas dúvidas e abordadas as expectativas de parte a parte". 


A empresa de recursos humanos considera que é "vital" para os colaboradores estarem atentos aos sinais, de modo a analisarem se estão a ser 'silenciosamente despedidos' e, para facilitar o processo de identificação, a consultora de recursos humanos revela seis sinais a ter em conta:


  1. Temas 'tabu': "Apesar do bom desempenho, temas como promoções internas ou aumentos salariais são constantemente evitados ou adiados sem qualquer justificação, ao mesmo tempo que os pares vão evoluindo nas respetivas carreiras";
  2. A falta de feedback: "As tarefas concluídas com sucesso não são reconhecidas e, perante os erros, a chefia não apresenta críticas construtivas perante o esforço do colaborador";
  3. As tarefas diferem da competência: "O colaborador só recebe tarefas que já não se adequam ao nível das suas competências e conhecimento da profissão e que facilmente seriam atribuídas a colaboradores mais juniores ou estagiários";
  4. A falta de informação: "O colaborador não recebe a informação que é necessária para ser bem-sucedido, sejam briefings para as novas tarefas ou contexto das mesmas, informações ou atualizações sobre a empresa ou da equipa; entre outro tipo de informações que normalmente são comunicadas";
  5. Não existem momentos one-on-one: "A chefia diz-se constantemente indisponível para se pôr a par das necessidades e frustrações do colaborador, não demonstrando interesse no crescimento profissional do mesmo";
  6. As críticas nas reuniões de equipa: "O colaborador é posto em cheque nas reuniões de equipa, sendo alvo de críticas e, quando intervém, as suas opiniões são menosprezadas ou não são tidas em conta".


Artigo publicado a 17/10/2022 pelo Notícias ao Minuto.

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