Segundo Georgene Huang no seu artigo “Most Employees Don’t Hate Their Jobs” para a Forbes, a maioria das pessoas não estão comprometidas com o seu trabalho. Mas, se pensar bem, com um horário de trabalho com 40 horas por semana, não seria fantástico encontrar um trabalho que pelo menos o deixe enamorado?
Felizmente, encontrar esse trabalho de sonho não é assim tão desafiante como possa pensar, desde que siga estes seis passos:
1. Identifique o trabalho certo para si. No seu artigo “Top 5 Tips for Finding a Job You Will Love” para a The Balance Careers, Alison Doyle defende que pode ser útil fazer um teste vocacional ou falar com um coach de carreira para encontrar o trabalho certo. Lembre-se de que, mesmo que saiba em que setor é que quer trabalhar, poderá existir funções de que nunca ouviu falar.
2. Faça a sua investigação sobre o trabalho. Depois de escolher um trabalho, perceba quais as funções e tarefas envolvidas para ganhar uma noção de como seriam os seus dias. Por exemplo, se está interessado em ser assistente administrativo, veja alguns anúncios de emprego para perceber que responsabilidades teria. Também poderá abordar os seus contactos – pessoalmente ou pelo LinkedIn – e pedir-lhes mais informações.
3. Crie uma lista de empregadores, nos quais o seu trabalho possa ter impacto na sua realização profissional, assim como o emprego em si. No seu artigo “The Brutal Truth About Finding the Job You Love That few People Are Willing to Admit”, Jeff Haden aconselha a investigar um conjunto de empregadores diferentes para que possa descobrir: como são culturalmente, quais os os tipos de projectos em que estão envolvidos e se oferecem (ou não) oportunidades de progressão. Com base nestas informações, escolha as suas cinco empresas de topo.
4. Peça referências. Sabia que muitas vagas de emprego nunca chegam a ser publicadas? Assim, se conhecer pessoas nas cinco empresas de topo da sua lista, peça-lhes referências. Depois contacte os gestores de recursos humanos em questão com um currículo e uma carta de apresentação personalizados.
5. Prepare um pitch. A coisa mais importante que um gestor de recursos humanos vai querer saber é o que tem a contribuir para a empresa. Antes de ir a uma entrevista, reserve algum tempo para montar um pitch sobre como é que as suas competências e qualificações beneficiarão a organização. Por exemplo, se está num processo de recrutamento para uma vaga em marketing, crie uma proposta que explore os canais não utilizados pela empresa.
6. Avalie a sua disponibilidade para aprender. Pergunte ao responsável de recursos humanos se há alguma (ou várias) competências que precise de aprender para poder desempenhar o trabalho desejado. E não se esqueça de lhe garantir que terá todo o gosto em adquirir essas mesmas competências.
Encontrar um trabalho que o apaixone poderá demorar algum tempo. No entanto, possui a vantagem de o fazer mais feliz e, portanto, estará menos inclinado a mudar de trabalho no futuro. Por último, mas definitivamente não menos importante, se a função e a empresa forem uma boa combinação para si, é muito mais provável que seja bem-sucedido – e isso, por sua vez, vai ajudá-lo a progredir na carreira.