Voltar ao Blog
Blog Img

Sentir-se desconfortável é a chave para o sucesso

​Alguma vez teve a sensação de que é tão hábil no seu trabalho, que poderia fazê-lo durante o sono?

Claro, é ótimo sentir-se confiante nas suas capacidades. Mas quando nunca se sente desafiado, nunca se sentirá desconfortável. Agora, se se mantiver fiel ao que sabe apenas para nunca se sentir desconfortável, evitará oportunidades de crescimento. E isso pode ser prejudicial para a sua carreira.

Desconforto e medo de falhar

O desconforto significa uma experiência negativa. Por exemplo, o desconforto físico pode significar dor, e o desconforto psicológico pode significar ansiedade ou tristeza.

No local de trabalho, o desconforto pode estar associado a um medo de fracasso, entre outras coisas. Isso é natural, uma vez que nos ensinam a ver o fracasso como uma experiência negativa - a consequência de não sermos suficientemente bons. Como não queremos sentir-nos como se não fossemos suficientemente bons, evitamos situações em que poderíamos falhar.

Digamos que é um marketer júnior de uma equipa com três colegas. O seu desempenho é sempre ótimo. Um dia, o seu supervisor precisa de entregar um projeto e pergunta se alguém quer assumir a liderança. Não se voluntaria, porque tem medo de falhar. Assim, o projeto vai para um dos seus colegas que se sai tão bem, que é promovido. E, no fundo, sabe que se tivesse assumido o projeto, poderia ter sido promovido.

Vê como evitar o desconforto pode atrapalhá-lo?

O fracasso não é uma coisa má

Na realidade, o fracasso não é uma coisa má. O fracasso significa apenas que ainda não foi bem sucedido. Mas se se aventurou a sair da sua zona de conforto, tentou algo novo, e não alcançou o seu objetivo, provavelmente conseguiu mais do que pensa. Aprendeu uma nova skill, adquiriu novos conhecimentos, ou fez novos conhecidos ao longo do caminho. Só tem de abrir os olhos para os aspetos positivos da sua experiência.

Curiosamente, a Forbes afirma que colocar-se em situações desconhecidas faz com que o seu cérebro produza dopamina - a substância química que faz com que se sinta bem. Por outras palavras, uma vez que se coloque realmente numa nova situação ou se coloque um novo desafio, começará a sentir-se bem. E se conseguir combinar esses bons sentimentos com uma atitude positiva em relação ao que pode realizar simplesmente tentando algo novo - mesmo que não consiga acertar na primeira vez, pode transformar o medo do fracasso em motivação para ter sucesso.

Na Kelly, acreditamos que todos devem alcançar o seu pleno potencial no trabalho e na vida. Orgulhamo-nos de apoiar os trabalhadores de hoje que estão a melhorar as suas competências e capacidades e a ganhar novas competências através de trabalho temporário e por contrato.