O regresso ao trabalho presencial já não será fácil, mas um regresso seguro nas melhores condições de saúde emocional é possível através desta forma híbrida de trabalho que, sem negligenciar as medidas de prevenção exigidas pela COVID-19, garante também os processos de socialização e de ligação em rede que as empresas exigem.
Uma vez que as restrições pandémicas diminuem, os líderes devem tomar decisões sobre a forma de alcançar uma estratégia de trabalho ótima. Ao contrário da mudança forçada como resultado da COVID-19, que começou abruptamente no primeiro trimestre de 2020, esta nova transição para o trabalho híbrido poderia ser estratégica e melhor planeada.
As decisões-chave que as empresas terão de enfrentar enquadram-se em duas categorias principais: políticas de empresas e métodos de gestão. De seguida, damos uma vista de olhos às principais tendências emergentes em cada uma destas categorias.
A implementação adequada de um esquema de trabalho à distância pode exigir a atualização das políticas da empresa para que a sua equipa se possa adaptar. As empresas terão de responder às seguintes perguntas:
Qual é a mistura certa de híbridos a trabalhar para a sua organização?
Os cenários possíveis incluem um ambiente predominantemente remoto (com colaboradores no escritório a tempo parcial, geralmente dois ou três dias por semana) ou um ambiente predominantemente presencial. Para determinar a política ótima para a sua empresa, como líder deve ter em conta as seguintes considerações estratégicas:
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Como pode ser mantida uma forte cultura empresarial?
A cultura da empresa pode precisar de ser reforçada ou refinada à medida que o trabalho evolui para um modelo híbrido. Contudo, a divulgação de informação sobre as normas, valores e pressupostos importantes para a organização torna-se mais difícil nesta forma de trabalhar.
As recomendações para manter a cultura num ambiente virtual e presencial incluem convivências especiais e refeições para criar experiências partilhadas, inquéritos para verificar se os empregados estão a receber valores partilhados, e comunicação atempada sobre programas e iniciativas importantes para a organização.
Que tipo de formação será necessária?
As empresas estão cada vez mais conscientes de que a formação nos aspetos sociais e relacionais do trabalho híbrido é tão importante como a formação em tecnologia e política empresarial.
Recomenda-se que as empresas forneçam formação sobre competências relacionais conhecidas para melhorar o trabalho híbrido, incluindo: estabelecer normas de trabalho, construir confiança, padrões de comunicação virtual eficazes, e incorporar elementos sociais nas relações de trabalho virtuais.
Para além das políticas das empresas, as empresas devem considerar a adaptação dos seus métodos de gestão num ambiente de trabalho híbrido. Eis algumas perguntas que os gestores precisam de responder como parte da transição a longo prazo:
Como pode ajudar a sua equipa a alcançar o equilíbrio trabalho-vida?
Num ambiente de trabalho híbrido, os líderes têm a oportunidade de ajudar os seus empregados a implementar modelos para equilibrar eficazmente o trabalho e a vida pessoal. Por vezes isto implica demonstrar que o objetivo pode não ser encontrar um equilíbrio perfeito, mas sim o ritmo de trabalho-vida que funciona melhor para eles.
Como se pode criar uma sensação de segurança psicológica?
A investigação demonstrou que as equipas de alto desempenho têm uma sensação de segurança psicológica em que os empregados sentem que podem falar, pedir ajuda e oferecer ideias sem serem asfixiados ou se sentirem excluídos. A segurança psicológica é valiosa no ambiente de trabalho híbrido e pode ser melhorada quando se trata de gestores:
Agora é o momento de refletir sobre o quanto aprendeu durante 2020 e usar os seus novos conhecimentos e experiência para criar o seu próprio local de trabalho e um esquema ideal para o futuro.