O futuro do trabalho é híbrido, como preparar-se?  

Kelly • set. 16, 2021

​Praticamente todas as projeções antecipam que o padrão de trabalho predominante nesta nova normalidade será híbrido.


O regresso ao trabalho presencial já não será fácil, mas um regresso seguro nas melhores condições de saúde emocional é possível através desta forma híbrida de trabalho que, sem negligenciar as medidas de prevenção exigidas pela COVID-19, garante também os processos de socialização e de ligação em rede que as empresas exigem.

Uma vez que as restrições pandémicas diminuem, os líderes devem tomar decisões sobre a forma de alcançar uma estratégia de trabalho ótima. Ao contrário da mudança forçada como resultado da COVID-19, que começou abruptamente no primeiro trimestre de 2020, esta nova transição para o trabalho híbrido poderia ser estratégica e melhor planeada.

Benefícios do trabalho híbrido


  • Atrair e reter talento. Para a geração millennial e geração Z, que constituem uma grande parte da força de trabalho, o seu emprego é uma atividade, não um lugar para ir todos os dias. Assim, estima-se que 70% dos trabalhadores procuram opções de trabalho à distância e 66% dos decisores estão a considerar redesenhar os seus espaços para regressar ao trabalho através da implementação de esquemas híbridos.


  • Gestão eficaz do tempo no escritório. Este esquema permite às equipas que nasceram 100% remotas alcançar a interação entre os seus membros através do contacto humano. Neste sentido, é importante salientar que para a geração Z, que está apenas a começar a desenvolver-se no ambiente empresarial, a abertura destes espaços de coexistência (mesmo que seja apenas uma reunião cara a cara por mês) é crucial para o desenvolvimento de competências interpessoais de coworking e networking.


  • Um regresso saudável à convivialidade no local de trabalho. Antes da pandemia, os edifícios de escritórios em plano aberto já eram uma tendência crescente no mundo empresarial. Atualmente, este modelo de coexistência continua a fazer parte dos locais de trabalho devido a vantagens como a possibilidade de manter a distância social, mas também de fomentar a colaboração, a criatividade e a comunicação sem interferências.
  • Oportunidades de aprendizagem à distância. Com o surgimento de ferramentas de colaboração baseadas na nuvem e de videoconferência, uma das principais preocupações das empresas tem sido fornecer às suas equipas uma formação rápida e eficaz para se adaptarem à nova normalidade do trabalho, o que levou também a uma maior oferta de oportunidades de aprendizagem contínua à distância.


As decisões-chave que as empresas terão de enfrentar enquadram-se em duas categorias principais: políticas de empresas e métodos de gestão. De seguida, damos uma vista de olhos às principais tendências emergentes em cada uma destas categorias.

Políticas da empresa


A implementação adequada de um esquema de trabalho à distância pode exigir a atualização das políticas da empresa para que a sua equipa se possa adaptar. As empresas terão de responder às seguintes perguntas:


Qual é a mistura certa de híbridos a trabalhar para a sua organização?


Os cenários possíveis incluem um ambiente predominantemente remoto (com colaboradores no escritório a tempo parcial, geralmente dois ou três dias por semana) ou um ambiente predominantemente presencial. Para determinar a política ótima para a sua empresa, como líder deve ter em conta as seguintes considerações estratégicas:

  • Natureza do trabalho. As tarefas independentes, que não dependem muito da colaboração ou coordenação com outros, são ideais para este esquema de trabalho. O trabalho altamente colaborativo também pode ter êxito sob um esquema híbrido, mas é necessário mais esforço para o gerir.


  • Nível de experiência da força de trabalho. Os colaboradores novos ou recentemente promovidos requerem frequentemente um período inicial de trabalho presencial, tanto para estabelecer relações como para ganhar o conhecimento implícito que pode ser mais facilmente absorvido num ambiente de escritório

.

  • Preferências dos empregados. Considerar as necessidades particulares de cada colaborador, tendo em conta as diferenças de personalidade e preferências pelo trabalho à distância. Embora alguns colaboradores possam estar inclinados para um determinado esquema de trabalho neste momento, é aconselhável manter uma comunicação constante para assegurar que a sua decisão não tenha mudado à medida que os padrões e rotinas de trabalho se normalizam.


Como pode ser mantida uma forte cultura empresarial?


A cultura da empresa pode precisar de ser reforçada ou refinada à medida que o trabalho evolui para um modelo híbrido. Contudo, a divulgação de informação sobre as normas, valores e pressupostos importantes para a organização torna-se mais difícil nesta forma de trabalhar.

As recomendações para manter a cultura num ambiente virtual e presencial incluem convivências especiais e refeições para criar experiências partilhadas, inquéritos para verificar se os empregados estão a receber valores partilhados, e comunicação atempada sobre programas e iniciativas importantes para a organização.


Que tipo de formação será necessária?


As empresas estão cada vez mais conscientes de que a formação nos aspetos sociais e relacionais do trabalho híbrido é tão importante como a formação em tecnologia e política empresarial.

Recomenda-se que as empresas forneçam formação sobre competências relacionais conhecidas para melhorar o trabalho híbrido, incluindo: estabelecer normas de trabalho, construir confiança, padrões de comunicação virtual eficazes, e incorporar elementos sociais nas relações de trabalho virtuais.

Métodos de gestão


Para além das políticas das empresas, as empresas devem considerar a adaptação dos seus métodos de gestão num ambiente de trabalho híbrido. Eis algumas perguntas que os gestores precisam de responder como parte da transição a longo prazo:


Como pode ajudar a sua equipa a alcançar o equilíbrio trabalho-vida?

Num ambiente de trabalho híbrido, os líderes têm a oportunidade de ajudar os seus empregados a implementar modelos para equilibrar eficazmente o trabalho e a vida pessoal. Por vezes isto implica demonstrar que o objetivo pode não ser encontrar um equilíbrio perfeito, mas sim o ritmo de trabalho-vida que funciona melhor para eles.


Como se pode criar uma sensação de segurança psicológica?


A investigação demonstrou que as equipas de alto desempenho têm uma sensação de segurança psicológica em que os empregados sentem que podem falar, pedir ajuda e oferecer ideias sem serem asfixiados ou se sentirem excluídos. A segurança psicológica é valiosa no ambiente de trabalho híbrido e pode ser melhorada quando se trata de gestores:


  • Fazer perguntas. Contacte os seus colegas de trabalho para ver como se estão a sair.
  • Mostrar vulnerabilidade. Partilha de experiências.
  • Encorajar a participação de todos os membros da equipa. Pergunte "O que acha? Qual é a sua perspetiva sobre isto? O que falta?"
  • Atrever-se a correr riscos. Permita que os seus colaboradores proponham novas ideias, lancem novos processos, etc.

 

Agora é o momento de refletir sobre o quanto aprendeu durante 2020 e usar os seus novos conhecimentos e experiência para criar o seu próprio local de trabalho e um esquema ideal para o futuro.

Melhores Fornecedores RH 2024 - Kelly Portugal na lista dos premiados.
Por Kelly 22 fev., 2024
Pela 10ª vez consecutiva, a Kelly Services Portugal, pertencente ao grupo Gi Group Holding, é distinguida pela APG – Associação Portuguesa de Gestão das Pessoas como o melhor Fornecedor RH em Portugal. Continuar a ler...
Coluna de opinião
Por Rui Barroso 26 jan., 2024
Um ambiente de trabalho saudável e produtivo é um dos aspetos essenciais para uma equipa trabalhar de forma eficaz e motivada. Compreender a motivação humana é algo já amplamente explorado, como por exemplo na famosa Teoria das Necessidades, de Maslow. Continuar a ler...
Aquisição da atividade europeia da Kelly pela Gi Group Holding .
17 jan., 2024
A Gi Group Holding anunciou dia 3 de janeiro a conclusão bem-sucedida da aquisição da atividade europeia da Kelly (Nasdaq: KELYA, KELYB), um dos principais fornecedores mundiais de soluções especializadas em talentos, tornando-se a maior aquisição na história da Gi Group Holding e aumentando as suas receitas para cinco mil milhões de euros.
Empregados e aborrecidos. Resenteeism é um novo desafio para as empresas
Por Pedro Pessoa, people development manager na Kelly Portugal para o jornal NOVO 15 jan., 2024
Resenteeism: Esta tendência no mercado laboral ocorre quando um funcionário está insatisfeito no seu emprego, externaliza a insatisfação, mas não se demite. “A insatisfação pode estimular resultados distintos”. Saiba como.
Por Joana Gama 13 dez., 2023
Sentir-se inadequado/a é algo comum, especialmente no ambiente de trabalho, onde somos avaliados pelo nosso desempenho. O síndrome do impostor pode se infiltrar nos nossos pensamentos, e fragilizar os nossos esforços e conquistas. Mas existe uma forma de transformar isso em algo poderoso? Veja o artigo completo.
Por Lucélia Silva 05 dez., 2023
Gostaria de saber se a sua carreira está em movimento? Descubra como as férias de inverno podem ser a chave para recarregar, refletir e se preparar para o próximo ano de trabalho. Apresentamos 5 perguntas que precisa de fazer para fazer o diagnóstico profissional e garantir um 2024 alinhado com suas aspirações e necessidades.
Por Dinheiro Vivo 27 nov., 2023
Apesar da remuneração continuar a ter um peso incontornável, os fatores ligados ao bem-estar dos profissionais e à flexibilidade dos modelos de trabalho são cada vez mais alavancas estratégicas para prevenir a fuga de recursos humanos para o exterior.
Descubra como a AI pode ajudá-lo a encontrar emprego
Por Notícias ao Minuto 21 nov., 2023
Descubra como a inteligência artificial (IA) está a revolucionar a forma como procuramos emprego. Neste artigo, revela as diversas maneiras pelas quais a IA está a ser utilizada em processos de recrutamento e como você pode aproveitar essas tecnologias a seu favor. Desde a otimização de currículos até à identificação de oportunidades de trabalho personalizadas, saiba como a IA pode se tornar sua melhor aliada na busca pelo emprego ideal.
Competências pessoais podem ajudar na procura de emprego
Por Kelly 07 nov., 2023
No atual mercado de trabalho ferozmente competitivo, as suas qualificações e experiência profissionais são essenciais, mas há outro fator crítico que o/a pode ajudar a distinguir-se: as suas competências pessoais. Continuar a ler...
Trabalho remoto vs trabalho no escritório
Por Kelly 07 nov., 2023
Nesta publicação do blog, vamos comparar a sustentabilidade ambiental do trabalho remoto e híbrido com o trabalho tradicional de escritório, lançando luz sobre os prós e contras de cada abordagem.
VER MAIS
Share by: