Voltar ao Blog
Blog Img

A diversidade contribui para a eficiência e criatividade da sua equipa

​Nos últimos anos deu-se um impulso social significativo na promoção de uma maior diversidade e em especial no local de trabalho. Sabia que as equipas com grande diversidade são também mais eficientes e criativas?

As equipas com diversidade são mais inteligentes

De acordo com a Harvard Business Review, um relatório da McKinsey de 2015 constatou que, de 366 empresas públicas, as que se encontravam no top 25% de empresas com maior diversidade étnica e racial obtiveram um melhor desempenho do que as menos diversificadas, e que por exemplo, tinham uma probabilidade de mais 35% num retorno financeiros acima da média no setor. As que se encontravam no top 25% das empresas com maior diversidade de género tinham 15% mais probabilidade de obter receita acima da média no setor.

As equipas que abraçam a diversidade são mais criativas

Existe uma correlação interessante entre a exposição a outras culturas e a criatividade. Por exemplo, muitos criativos ou artistas famosos criaram os seus melhores trabalhos enquanto viviam no estrangeiro, tal como Hemingway ou Picasso. Então, quais são as razões pelas quais as experiências multiculturais aumentam a criatividade?

A Forbes relata que as equipas mais diversas, são também mais criativas porque a criatividade individual de uma pessoa é reforçada pela sua capacidade de integrar diferentes pontos de vista, algo que muitos de nós aprendemos quando integramos colaboradores de diferentes origens. Isto ocorre porque ter um grupo diversificado de pessoas na mesma equipa ajuda os colaboradores a olharem para os problemas de outros ângulos, imprimindo maior variedade de pensamentos e soluções.

Descobriu-se que as experiências multiculturais aumentam a consciência das conexões entre as diferentes ideias, além de aumentar a flexibilidade dessas ideias. Um estudo realizado por professores da Brigham Young e da Stanford University mostrou o impacto da entrada de um novo colaborador socialmente diferente numa equipa. Os colaboradores já integrados passaram a questionarem-se a si mesmos acerca de novas ideias, o que levou a um maior nível de desempenho.

Razões para incentivar a diversidade na sua equipa

Promover a diversidade não se trata apenas de tomar a atitude correta de modo a gerar equidade na sua empresa; também tornará a sua equipa mais inteligente, criativa e inovadora, o que terá certamente um impacto positivo na sua cultura organizacional e nos seus resultados financeiros. Lembre-se de incentivar práticas inclusivas na sua empresa, para que os novos colaboradores se sintam confortáveis ​​o suficiente para serem autênticos e darem o melhor de si mesmos no trabalho, todos os dias.