Voltar ao Blog
Blog Img

Diversidade e Inclusão

A diversidade nos negócios pode trazer à mesa pensamentos e experiências sub-representadas, inspirando o aumento da criatividade e inovação dentro das equipas.

Diversidade, equidade e inclusão (DEI) no local de trabalho são fundamentais para o sucesso das melhores empresas

Em 2020, a pandemia global do coronavírus, a incerteza económica e os eventos de justiça racial de alto nível são questões que informaram a direção das iniciativas da DEI, e estes fatores irão provavelmente influenciar as tendências da DEI também no próximo ano.

Aqui destacaremos várias áreas onde os líderes empresariais devem concentrar os seus esforços DEI em 2021 para assegurar que as suas organizações sejam caracterizadas pela justiça, compaixão e igualdade de oportunidades.

1. Redefinir a liderança

Com mais colaboradores a trabalhar a partir de casa, os líderes empresariais terão de desenvolver a sua inteligência emocional e outras competências transversais. À medida que o trabalho a partir de casa continua, os líderes empresariais mais bem sucedidos continuarão a trabalhar para ajudar os colaboradores a navegar em quaisquer novas circunstâncias desafiantes que possam estar a afetar o seu trabalho diário. Por exemplo, foi demonstrado que a pandemia global do coronavírus tem afetado desproporcionadamente as mulheres – particularmente as mulheres de cor, que estão a deixar após seus trabalhos para criar e apoiar as suas famílias.

Os supervisores devem permanecer atentos a estas tendências e criar estruturas de apoio para ajudar os seus colaboradores ao longo destes períodos. É certo que devem ainda ser responsabilizados pelo seu trabalho, mas os líderes empresariais podem ajudar, empatizando com as situações individuais dos seus funcionários e apoiando-os de uma forma personalizada.

2. Trabalho de re-humanização

Os líderes empresariais terão também de recorrer às suas capacidades de inteligência emocional para gerir eficazmente os funcionários em 2021.

Os profissionais da DEI podem apoiar certas conversas através da formação de líderes, desde o Diretor Executivo até aos cargos inferiores, sobre a forma de tomar uma abordagem compreensiva e empática das discussões com os seus colegas. Para esse efeito, pode ser útil criar uma task force da DEI com a adesão e o apoio regular dos líderes seniores. Os kits de ferramentas concebidos para ajudar a facilitar as conversações em torno de questões sensíveis poderiam também ser partilhados com os líderes empresariais.

3. Diversidade entre as equipas

Outro assunto em que os líderes empresariais da DEI devem concentrar-se em 2021 é a construção de diversas equipas dentro das suas organizações, particularmente em locais de trabalho remotos.

A diversidade nos negócios pode trazer à mesa pensamentos e experiências sub-representadas, inspirando o aumento da criatividade e inovação dentro das equipas. Por este motivo, a construção de equipas diversificadas, equitativas e inclusivas continuará a ser imperativa para o sucesso empresarial.

4. Colmatando lacunas

Outras questões que precisam de estar no radar da DEI e dos líderes empresariais incluem a igualdade de género, igualdade salarial, acordos de trabalho flexíveis, e ênfase acrescida em iniciativas de saúde física, mental e financeira. As organizações devem procurar colmatar quaisquer lacunas de desigualdade presentes nos seus negócios, sejam elas baseadas no género, na etnia ou em qualquer outro fator.

Estes esforços devem também estender-se para além do negócio. Estamos a começar a ver uma maior atenção no apoio a pequenas empresas, de propriedade de minorias e de mulheres. As organizações fariam bem em estar do lado certo desta tendência em 2021 e mais além.

Haverá um número crescente de diversidade, equidade e práticas de inclusão nas tendências no local de trabalho a ter em conta em 2021, e as questões decorrentes da pandemia do coronavírus e da injustiça social continuarão a acrescentar fatores de stress à mistura. Para posicionar a sua empresa de modo a enfrentar estas questões eficazmente, os líderes empresariais centrados na DEI terão de determinar quais os objetivos que a sua empresa deverá estabelecer e quais os recursos de que necessitarão para os atingir.