Voltar ao Blog
Blog Img

Razões para não se preocupar que os robôs o substituam no seu trabalho

​Recentemente, tem havido um aumento de informação sobre os robôs serem capazes de fazer ações que até agora eram feitas por humanos. A automação consegue acelerar o processo manual e a IA é avançada ao ponto de conseguir chegar a conclusões e tomar decisões com base em dados. Com este conhecimento, é normal questionar-se “Será que me devo preocupar-me que os robôs tirem o meu trabalho?”

Os robôs vão-nos tirar o trabalho?

Claro que se coloca esta questão, principalmente se já viu robôs no seu supermercado local ou se já utilizou um software de IA no seu trabalho. No entanto, de acordo com McKinsey Global Institute, o número de trabalhos que conseguem ser totalmente automatizados com a tecnologia existente, são menos de 5 por cento. Como tal, serão anos até que se tenha de preocupar com a possibilidade de ser substituído por um robô.

Criação de novos trabalhos

Com o desenvolvimento de novas tecnologias, será provável o aparecimento de novos trabalhos. Enquanto há duas décadas não existiam mobile app developers ou social media managers, atualmente estes cargos são cada vez mais frequentes. Com o avanço da tecnologia, há uma maior procura de profissionais para desempenhar tarefas de gerir, atualizar e usar novas soluções.

Trabalhar com os robôs

O mais provável é trabalhar em conjunto com os robôs, a automação e a IA, pois estes vão desempenhar papéis fundamentais. Como tal, é importante que permaneça profissionalmente relevante, com o conhecimento e habilidades necessárias para alavancar a tecnologia no seu trabalho.De acordo com a Inc., deve manter-se informado e desenvolver as suas capacidades.

Ser motivado

Embora os robôs mudem parcialmente o trabalho atual, é pouco provável que o substituam no futuro próximo. No entanto, deve continuar a desenvolver as suas capacidades para que consiga utilizar robôs, automação e IA para ser mais eficaz no seu trabalho.