Nisto, os líderes de empresas tiveram de se adaptar às mudanças e descobrir novas formas de liderar. Na opinião de Rui Barroso , CEO da Kelly Portugal, e Patrícia Barão , Head of Residential da JLL , as formas de liderança passam cada vez mais pela proximidade com o colaborador .
No podcast “HumanaMente Falando”, Rui Barroso explica que “a liderança não é um cargo, é algo que se conquista”. Barroso acrescenta que, durante os primeiros meses enquanto CEO da Kelly, fez inúmeros quilómetros para ouvir os colaboradores e transmitir-lhes a confiança necessária para construir e manter uma boa equipa.
Esta postura de proximidade com os colaboradores e de um líder menos autoritário, mas que transmita confiança, fazem com que a empresa funcione melhor e com que os colaboradores se sintam confortáveis. Patrícia Barão reforça ainda que o ambiente de trabalho mais descontraído e que proporcione uma experiência agradável, promovendo o bem-estar do colaborador , permite ter pessoas felizes, equilibradas e com vontade de dar o seu melhor – aspetos que só têm como beneficiar o negócio e a empresa.
Apostar em programas de formação de colaboradores em cargos de liderança
Além disto, uma ideia comum a ambos, é de que cabe aos líderes ajudar os colaboradores a serem também bons líderes. Neste sentido, tanto a Kelly e a JLL têm vindo a desenvolver programas que apostam na formação dos seus colaboradores para cargos de liderança .
“Nós, obviamente, temos sempre apoio de entidades e empresas externas, mas o nosso grande objetivo é identificar quem são os potenciais líderes de amanhã e trabalhar com eles naquilo que é uma formação muito direcionada, para que nós possamos garantir que aquele colaborador vai ter as oportunidades certas, na altura certa, e que vai continuar a entregar o seu talento à nossa empresa”, disse Patrícia Barão sobre o programa da JLL.