5 Razões para se Focar na Igualdade no Local de Trabalho, a Par da Diversidade e da Inclusão  

Kelly • fev. 05, 2021

Quando falamos de diversidade e inclusão (D&I), um conceito-chave que muitas vezes é deixado de fora é o de equidade.



Equidade refere-se a um estado em que são dadas as mesmas condições a todos – independentemente da sua origem étnica, país de origem, idade, capacidade física/deficiência, ou género. Quando a diversidade, a inclusão e a equidade unem forças, os colaboradores ficam incentivados a dar o seu melhor.

Equidade Não é Sinónimo de Igualdade


As empresas que lutam pela igualdade no local de trabalho (tratando todos da mesma forma, sem discriminação) podem não ter em conta a necessidade de equidade. A mão de obra está toda sob o mesmo manto de regras, privilégios, e conceção da experiência do funcionário, sem olhar a necessidades únicas e relacionadas com a demografia, o que pode conduzir a um ambiente de trabalho injusto.


A equidade, por outro lado, tenta identificar as necessidades e requisitos específicos relacionados com os traços demográficos tais como etnia, nacionalidade, idade, sexo, etc. Em seguida, tenta abordar as diferentes necessidades de cada grupo, colmatando o fosso entre grupos minoritários e maioritários. Isto faz com que a equidade seja fulcral para o empoderamento genuíno dos grupos minoritários (e não apenas a igualdade teórica). Por outras palavras, um programa de diversidade e inclusão que também abrange a equidade depende de uma consciência aguda das diferentes necessidades dos empregados. Porque é que isto é tão necessário?


As empresas que investem na equidade podem beneficiar de diversas formas.

Cinco razões pelas quais a equidade deve estar no centro da sua estratégia de diversidade e inclusão:

1. A equidade encoraja a diversidade cognitiva na tomada de decisões


Permitir a equidade, por sua vez, permite a satisfação profissional e o envolvimento dos funcionários. Sem equidade, mesmo a empresa mais diversificada terá uma equipa de liderança unidimensional encarregada de tomar decisões. Considere os relatórios recentesda Organização Mundial de Saúde (OMS), que constatou que as mulheres constituem 70% da força de trabalho global na área da saúde, mas existem "muito poucas mulheres" a tomar decisões e a liderar o trabalho.


Como resultado, as equipas de liderança não têm acesso à diversidade cognitiva, o que permite diversas abordagens de resolução de problemas. Ao tomar medidas para a equidade no local de trabalho, é possível assegurar que uma equipa diversificada é responsável pela direção estratégica da empresa, tornando-a mais ágil e resiliente.

2. A equidade permite uma requalificação direcionada para uma mão de obra diversificada


Numa equipa numerosa, é certo que terá diferentes níveis de educação, com funcionários provenientes de meios privilegiados, desfavorecidos, e múltiplos outros meios socioeconómicos.


Sem um forte foco na equidade, o mesmo plano de aprendizagem e desenvolvimento (L&D) aplicar-se-ia a todos os funcionários. É provável que, como resultado, vários indivíduos talentosos não atinjam o seu pleno potencial.


A formação centrada na equidade - colmatando lacunas de competências causadas por uma deficiência, antecedentes socioeconómicos, encarceramento, origem nativa não portuguesa, etc. - pode tornar cada trabalhador pronto para o futuro e financeiramente estável.

3. A equidade impulsiona o compromisso para a demografia específica dos funcionários


A experiência ideal do colaborador variará entre grupos de colaboradores e grupos demográficos.

Para dar um exemplo, uma mãe solteira pode querer trabalhar à distância durante pelo menos três em cada cinco dias. Isto não significa que o trabalho à distância seja uma política obrigatória para o resto da sua empresa. Apenas indica que é capaz de dar a um funcionário as facilidades de que ele necessita para fazer bem o seu trabalho.

4. A equidade evita a insatisfação e, em última análise, o desgaste dos colaboradores


Quando as empresas não dão prioridade à equidade a par da diversidade e da inclusão, a qualidade da experiência dos grupos minoritários sofre imensamente. Todos podem estar a receber a mesma experiência - mas certos grupos não obtêm o mesmo nível de satisfação, devido a múltiplos fatores demográficos.

Consideremos um inquérito de 2019 a 850 empregados da área técnica. Apenas 10% dos homens disseram que as suas vozes eram, por vezes, subjugadas. Em contraste, 20% de todos os inquiridos sentiam-se "ativamente subjugados" nas reuniões, e todos os indivíduos que caíram nestes 20% foram identificados como sendo asiáticos, negros ou afro-americanos, latinos, ou de raça mista.

5. A equidade dá ferramentas a toda a empresa para contribuir para uma missão partilhada


O trio diversidade-inclusão-equidade tem como objetivo ajudar cada colaborador a contribuir para uma visão partilhada da empresa.

Digamos que alcançar "50% de mulheres na liderança" faz parte da sua declaração de missão para o próximo ano fiscal. Ao tomar medidas pró-ativas no sentido da equidade, as empresas teriam mais hipóteses de alcançar este objetivo.


Melhores Fornecedores RH 2024 - Kelly Portugal na lista dos premiados.
Por Kelly 22 fev., 2024
Pela 10ª vez consecutiva, a Kelly Services Portugal, pertencente ao grupo Gi Group Holding, é distinguida pela APG – Associação Portuguesa de Gestão das Pessoas como o melhor Fornecedor RH em Portugal. Continuar a ler...
Coluna de opinião
Por Rui Barroso 26 jan., 2024
Um ambiente de trabalho saudável e produtivo é um dos aspetos essenciais para uma equipa trabalhar de forma eficaz e motivada. Compreender a motivação humana é algo já amplamente explorado, como por exemplo na famosa Teoria das Necessidades, de Maslow. Continuar a ler...
Aquisição da atividade europeia da Kelly pela Gi Group Holding .
17 jan., 2024
A Gi Group Holding anunciou dia 3 de janeiro a conclusão bem-sucedida da aquisição da atividade europeia da Kelly (Nasdaq: KELYA, KELYB), um dos principais fornecedores mundiais de soluções especializadas em talentos, tornando-se a maior aquisição na história da Gi Group Holding e aumentando as suas receitas para cinco mil milhões de euros.
Empregados e aborrecidos. Resenteeism é um novo desafio para as empresas
Por Pedro Pessoa, people development manager na Kelly Portugal para o jornal NOVO 15 jan., 2024
Resenteeism: Esta tendência no mercado laboral ocorre quando um funcionário está insatisfeito no seu emprego, externaliza a insatisfação, mas não se demite. “A insatisfação pode estimular resultados distintos”. Saiba como.
Por Joana Gama 13 dez., 2023
Sentir-se inadequado/a é algo comum, especialmente no ambiente de trabalho, onde somos avaliados pelo nosso desempenho. O síndrome do impostor pode se infiltrar nos nossos pensamentos, e fragilizar os nossos esforços e conquistas. Mas existe uma forma de transformar isso em algo poderoso? Veja o artigo completo.
Por Lucélia Silva 05 dez., 2023
Gostaria de saber se a sua carreira está em movimento? Descubra como as férias de inverno podem ser a chave para recarregar, refletir e se preparar para o próximo ano de trabalho. Apresentamos 5 perguntas que precisa de fazer para fazer o diagnóstico profissional e garantir um 2024 alinhado com suas aspirações e necessidades.
Por Dinheiro Vivo 27 nov., 2023
Apesar da remuneração continuar a ter um peso incontornável, os fatores ligados ao bem-estar dos profissionais e à flexibilidade dos modelos de trabalho são cada vez mais alavancas estratégicas para prevenir a fuga de recursos humanos para o exterior.
Descubra como a AI pode ajudá-lo a encontrar emprego
Por Notícias ao Minuto 21 nov., 2023
Descubra como a inteligência artificial (IA) está a revolucionar a forma como procuramos emprego. Neste artigo, revela as diversas maneiras pelas quais a IA está a ser utilizada em processos de recrutamento e como você pode aproveitar essas tecnologias a seu favor. Desde a otimização de currículos até à identificação de oportunidades de trabalho personalizadas, saiba como a IA pode se tornar sua melhor aliada na busca pelo emprego ideal.
Competências pessoais podem ajudar na procura de emprego
Por Kelly 07 nov., 2023
No atual mercado de trabalho ferozmente competitivo, as suas qualificações e experiência profissionais são essenciais, mas há outro fator crítico que o/a pode ajudar a distinguir-se: as suas competências pessoais. Continuar a ler...
Trabalho remoto vs trabalho no escritório
Por Kelly 07 nov., 2023
Nesta publicação do blog, vamos comparar a sustentabilidade ambiental do trabalho remoto e híbrido com o trabalho tradicional de escritório, lançando luz sobre os prós e contras de cada abordagem.
VER MAIS
Share by: