Binómio Tecnologia & Sustentabilidade | Kelly Services

Current Page Image

Binómio Tecnologia & Sustentabilidade

Binómio Tecnologia & Sustentabilidade – 7 Lições em Portugal e na Europa é a mais recente obra produzida pela Tema Central, com o apoio da Kelly Services e o carimbo da coleção “Find Out”.

 

No passado dia 18 de janeiro, decorreu o lançamento oficial do livro Binómio Tecnologia & Sustentabilidade, na Fnac do Centro Comercial Colombo, em Lisboa, com a presença dos autores Diogo Almeida Alves e Pedro Matias, o autor do prefácio, Arlindo Oliveira e de Marco Rocha, BPO & IT Resources Unit Manager da Kelly Services.

A obra apresenta uma abordagem inovadora à dinâmica entre a tecnologia e a sustentabilidade e de que forma os avanços tecnológicos podem colocar menos pressão nas empresas a nível dos recursos do planeta. Pedro Matias, presidente do Grupo ISQ, e Diogo Alves, vice-presidente na A2D Consulting e diretor da Associação Federal Alemã de Sustentabilidade, acreditam que a solução para os problemas ambientais encontra-se na tecnologia aplicada ao serviço de produtos sustentáveis, desde a utilização de drones e inteligência artificial para combater a crise dos oceanos a uma revolução digital ao serviço da agricultura.

O desenvolvimento do livro teve o apoio de prestigiadas organizações internacionais, como a Agência Espacial Europeia, a Agência Europeia para a Segurança Marítima e entidades académicas do Reino Unido e da Suécia, como é o caso das universidades Imperial College London e Chalmers University of Technology, respetivamente.

 

Testemunhos da obra


“A tecnologia já é e vai continuar a ser cada vez mais decisiva na competitividade das nações e dos Estados. Como tal, não basta inventarmos modelos de negócio que são facilmente replicáveis. Temos, isso sim, de alavancar o crescimento através de bases tecnológicas distintivas.”
Arlindo Oliveira, presidente, Instituto Superior Técnico


“É preciso começar a abandonar a separação dos saberes muito presente nos sistemas de ensino Europeus.”
Francisco Veloso, dean, Imperial College London Business School


“A tecnologia moderna trouxe a indústria naval para uma era totalmente diferente, em que há muito mais informação sobre a embarcação e sobre o impacto ambiental. Para além disso, os sistemas de carregamento, tratamento e manuseio de cargas são automatizados, e a interação humana é cada vez menor, aumentando a eficiência, rapidez e a segurança a bordo.”
Markku Mylly, ex-presidente, EMSA (European Maritime Safety Agency)


“O nosso papel na ESA é fazer com que as missões espaciais sejam mais baratas, melhores e mais rápidas, sabendo que só 15% do total dos projetos espaciais propostos é que são implementados.”
“A ESA oferece frequentemente cursos internos de como explorar a diversidade de uma forma positiva.”
Massimo Bandecchi, director, ESA (European Space Agency)


“O projeto Graphene Flagship é a grande ilustração de uma mudança disruptiva e não apenas incremental. Um filamento de grafeno conduz energia mais eficientemente do que aço ou alumínio. Com a sua utilização e aplicação doméstica e industrial em massa, conseguiríamos reduzir o consumo energético mundial em 5%.”
Robin Teigland, professora, Chalmers University of Technology