Emprego em Tecnologias de Informação

Current Page Image

Principais empregos para a área das Tecnologias de Informação

Com o crescimento da Gig Economy (mercado de trabalho em que as empresas contratam trabalhadores independentes para serviços pontuais, também apelidado de freelancer) e da procura por competências tecnológicas, verifica-se a criação de novas oportunidades para os profissionais de TI serem contratados para projetos de curto-prazo.

Este tipo de emprego oferece uma boa maneira de complementar os seus rendimentos ao mesmo tempo que consegue adquirir mais competências e experiência que o podem ajudar a dar um avanço à sua carreira.

As próximas quatro funções de TI estão a ter uma grande procura. Veja quais são:

1.    Business analyst:Como business analyst, vai aplicar o seu pensamento critico e habilidades analíticas ao trabalhar com conjuntos de dados para gerar insights úteis. Para estar habilitado a desenvolver este tipo de trabalho, vai precisar de denominar as ferramentas de software para a recolha de dados, estatísticas, análises, relatórios e visualizações. Estes exemplos incluem Excel, PowerPoint, Acess e Visio da Microsoft Office Suite.

2.    Data warehouse developer: Um data warehouse developer cria e desenvolve armazenamento de dados que engloba análises de dados e relatórios com base nas necessidades comerciais de uma empresa. Vai precisar de conhecimentos nos processos de ETL e de SSIS, assim como testar e resolver problemas. Adicionalmente, deverá ter experiência em AWS, Microsoft Azure e tecnologias de recolha de dados como SQL, Pige e Hive.

3.    Software Developer: Os software developers criam, testam e atualizam sistemas e programas para um grande número de indústrias e propósitos, desde logística a cuidados de saúde para uma automação de fluxo de trabalho e melhorias de User Experience. Em 2024, a procura por software developers vai aumentar cerca de 17%. Vai precisar de ter uma boa capacidade para resolução de problemas e competências analíticas, assim como proficiência em mais do que uma linguagem de programação incluído C, C++  e assim como Java. É uma vantagem se já tiver experiência em SQL, Python, Ruby on Rails e PHP.

4. Web developer: Com uma perspetiva de emprego com um crescimento de 27%, os web developers estão com uma procura muito grande. As competências que precisa de ter incluem HTML, CSS e JavaScript; mas ainda terá que ter conhecimentos em testes e resolução de problemas.

Para além das qualificações técnicas, o trabalho gig requer várias soft skills. Deverá estar apto para comunicar eficazmente, gerir bem o seu horário e coordenar o seu próprio trabalho. Deverá também conseguir trabalhar independentemente assim como em equipa e vai precisar de avaliar concretamente o seu trabalho para garantir que vai de encontro às expectativas e exigências de qualidade dos clientes.

Se se sente preparado para começar à procura de um trabalho gig, pode começar com pequenos projetos e à medida que vai completando este tipo de trabalho e assim que tenha criticas positivas, pode começar a candidatar-se para posições maiores com uma remuneração mais atrativa. Claro que, quando conseguir ser um dos melhores freelancers das plataformas, os clientes mais facilmente vão chegar até si em vez de ter que fazer uma candidatura para os projetos.

Lembre-se: os profissionais independentes que estão em alto crescimento, gostam de mais independência quando se fala no balanço do trabalho e vida pessoal, escolha de projetos e desenvolvimento de competências. Portanto, se gosta do trabalho gig e se é bom naquilo que faz, aquilo que começa por ser um suplemento para os seus rendimentos e para melhorar as suas competências, facilmente se torna a sua forma preferida de trabalhar.

By Doug Paulo

Fontes:

https://www.bls.gov/ooh/computer-and-information-technology/web-developers.htm#tab-1

https://skillcrush.com/2017/03/20/front-end-developer-skills/

https://www.bls.gov/ooh/computer-and-information-technology/software-developers.htm#tab-2

https://www.thebalance.com/software-engineer-skills-list-2062483

http://www.payscale.com/research/US/Job=Business_Analyst%2C_IT/Salary

http://www.payscale.com/research/US/Job=Data_Warehouse_Developer/Salary

http://jobdescriptionandresumeexamples.com/data-warehouse-developer-job-description-example/

http://www.hadoop360.datasciencecentral.com/blog/pig-vs-hive-vs-sql-difference-between-the-big-data-tools   

https://www.freelancer.com    

https://www.fiverr.com