Como melhorar a criatividade dos colaboradores

Current Page Image

Como Melhorar a Criatividade dos Colaboradores

As empresas estão cada vez mais a impulsionar a inovação de forma a facilitar os seus processos de negócio e melhorar os seus produtos. Claro que, a criatividade – a habilidade de trazer ideias originais e soluções inesperadas – torna-se um elemento fundamental de inovação.

Não basta instruir a equipa a “ser mais criativa” e esperar que eles apresentem um conjunto de sugestões viáveis. É importante estimular e criar estratégias para conseguir o efeito pretendido.

As seguintes estratégias apresentadas vão ajudá-lo a aumentar a criatividade da sua equipa:

1.       Incentive as pessoas a expressarem as suas ideias e opiniões.

Os seus colaboradores precisam de saber que não é apenas bom falarem se tiverem uma ideia, é algo altamente valorizado. Quando se sentem confortáveis ao partilhar os seus pensamentos, torna-se mais provável fomentar discussões necessárias para gerar soluções criativas.

2.       Facilite diversas formas de trabalhar.

As pessoas têm a sua própria forma de trabalhar. Algumas gostam de trabalhar em equipa enquanto outras gostam de trabalhar sozinhas. Umas gostam de usar caneta e um bloco de notas para anotar ideias, enquanto outras tiram notas nos seus tablets ou fazem gravações nos telemóveis. A algumas pessoas as melhores ideias surgem durante um passeio rápido e as outras surge quando falam do assunto com alguém.

3.        Mude a forma de ver as coisas.

Neste artigo “3 Formas De Incutir Criatividade Na Sua Equipa”, Adam Fridman sugere expor as pessoas a diferentes formas de trabalho. Por exemplo, pode levar a sua equipa a um retiro corporativo ou juntar colaboradores que normalmente não trabalham juntos.

Se simplesmente mudar um ou dois fatores num período de tempo limite, os colaboradores podem começar a ver as coisas de uma diferente perspetiva e isso pode ajudá-los a ter novas ideias.

4.       Realize sessões de brainstorming guiadas

A chave para sessões de brainstorming eficazes é seguir ideias viáveis até ao ponto em que elas consigam ser realmente visualizadas. Depois de uma ronda inicial de sugestões e ideias, discuta cada uma com a sua equipa para determinar quais as que devem explorar além disso. Selecione as três melhores ideias e depois trabalhe para ver como é que pode desenvolvê-las para criar soluções ou produtos efetivos e empolgantes.

Quando implementadas conscientemente e corretamente, estas estratégias podem realmente melhorar a sua criatividade da sua equipa. E se valorizar a comunicação dos seus colaboradores, vai conseguir encorajar novos pensamentos e inovações.

Fonte: http://www.inc.com/adam-fridman/3-ways-to-foster-creativity-in-your-team.html