Como Manter a Produtividade a Trabalhar a Partir de Casa

Current Page Image

Nada de transportes ou vestuário recomendado e melhor equilíbrio entre a vida profissional e pessoal – estes são apenas alguns dos benefícios de trabalhar a partir do conforto de sua casa. Ainda assim, trabalhar remotamente não traz só vantagens – muitos trabalhadores remotos apresentam dificuldade em manter a autodisciplina e a produtividade.

 

Na Kelly, reconhecemos a necessidade de alargar horizontes e incluir novas formas de trabalho, principalmente neste momento em muitos profissionais estão a trabalhar pela primeira vez em regime de teletrabalho. Com base na experiência dos nossos colaboradores, seguem-se algumas dicas já experimentadas e testadas sobre como manter a produtividade enquanto estiver a trabalhar a partir de casa.

 

Defina um horário

Definir um horário e o cumprimeto do mesmo ajuda muito à autodisciplina, mas também reforça a concentração. A sua família e amigos devem também estar conscientes do seu horário de trabalho.

 

Tenha um espaço de trabalho permanente

Assim que decidir qual a melhor divisão para trabalhar, limpe-a e arrume-a regularmente. Invista numa boa iluminação e adicione gadgets com cores que o inspirem.

 

Reduza as distrações

Sejam elas os seus filhos, animais ou redes sociais. Esta última pode ser enganadora – mantenha-se afastado das apps do seu smartphone, pois é muito fácil perder a noção do tempo quando começa a ver o seu news feed.

 

Não trabalhe em pijama, distinga o seu lado trabalhador do seu lado de descanso

Também não há necessidade de usar o seu melhor fato, mas vestir algo confortável e apresentável ajudá-lo-á a separar o momento de trabalhar do momento de descanso. Segundo a Dr. Karen Pine, que dá aulas de psicologia da moda “Quando vestimos uma peça de roupa, é comum adotarmos as características associadas a essa roupa. Existem peças de vestuário que simbolizam algo para nós, seja o nosso traje profissional ou a ‘roupa de descanso do fim de semana’. Como tal, quando a vestimos, preparamos o nosso cérebro para agir de acordo com ela.”

 

Mantenha uma rotina 

Manter uma rotina é essencial, ainda que adaptada à nova forma de estar: manter a higiene, fazer uma alimentação saudável, praticar exercício físico, contactar amigos e família via telefone, são medidas que ajudam à sensação de bem estar psicológico e segurança.

 

Modificar a rotina de trabalho é um desafio difícil. No entanto, com alinhamento entre pessoas, processos e ferramentas certas, o resultado pode ser bastante positivo e produtivo.