Cinco Formas de Receber um Novo Colaborador na sua Equipa

Current Page Image

Cinco Formas de Receber um Novo Colaborador na sua Equipa

Receber um novo membro na equipa é uma oportunidade empolgante para todos os envolvidos. Afinal, esta pessoa é dona de um conhecimento, competências e experiência que podem ajudar a sua empresa a prosperar. É por isso que é importante que a sua nova contratação não só seja bem recebida, como também sinta que é bem-vinda a partir do momento em que entra no escritório. Tenha em mente as seguintes cinco dicas: 

  1. Envie um email personalizado ao novo membro da sua equipa. Os RH irão, provavelmente, enviar um email padrão ao novo colaborador, mas é simpático da sua parte enviar-lhe também um email. Comece por dizer como você e a sua equipa estão entusiasmados por receber um novo membro. Em seguida, fale sobre o que está a fazer e como a sua experiência será uma mais valia para o projeto. Por fim, convide o seu novo colaborador a dirigir-se a si em caso de dúvida ou preocupações.
  2. Prepare um conjunto de fotos dos colegas. Harvey Deutschendorf, no seu artigo “5 Ways to Make New Employees Feel Welcome” da Fast Company,  sugere a preparação de uma montagem que inclui as fotos dos colegas mais próximos, juntamente com os seus nomes, funções e informação pessoal, como hobbies, animais de estimação, ou qualquer outro aspeto que eles desejem partilhar, em vez do simples envio uma lista de nomes.   
  3. Prepare um horário de observação rotativo. Caso o tempo e a política da empresa assim o permitam, poderá ser útil colocar o novo colaborador a observar cada um dos seus colegas de equipa durante um dia, pois ação poderá ajudar a nova contratação a entender melhor as funções dos colegas na equipa.
  4. Designe um mentor. Deverá designar um colaborador mais experiente que possa ensinar o novo funcionário a aprender e assimilar a cultura da empresa. Lembre-se que, segundo o artigo de Susan M. Heathfield “How to Welcome a New Employee” do The Balance, a nova contratação não deve responder diretamente ao mentor.
  5. Organize um evento social para toda a equipa. No primeiro dia ou algures durante a primeira semana, convide os seus colaboradores para um evento social divertido, como um almoço, jantar ou encontro depois do trabalho. O novo membro da equipa terá, assim, a oportunidade de conhecer melhor os seus colegas — e vice-versa. 

Ajudar o novo colaborador a sentir-se bem-vindo desde o primeiro momento, é muito importante para que este se sinta valorizado e envolvido.  Por estas razões, vale sempre a pena o esforço no sentido de garantir que os primeiros dias de trabalho de uma nova contratação são uma experiência positiva. 

Fontes:

https://www.thebalancecareers.com/how-to-welcome-a-new-employee-1918829

https://www.fastcompany.com/3039232/5-ways-to-welcome-your-new-employee-to-the-workplace