Cinco estratégias para tornar a sua equipa mais coesa

Current Page Image

Cinco estratégias para tornar a sua equipa mais coesa

As equipas coesas são a base do sucesso das empresas. Então, como se transforma um grupo de indivíduos numa verdadeira equipa? As cinco estratégias abaixo poderão ajudá-lo.


1. Defina regras básicas de comunicação. Segundo M.T. Wroblewski, no seu artigo do Chron intitulado “Seven Strategies for Developing Cohesive Teams”, uma comunicação clara é essencial para as relações fortes e para uma colaboração de sucesso. Escolha um método de comunicação preferido — como email ou MI — e reúna-se com a sua equipa para conversas em grupo.

2. Conseguir com que todos estejam alinhados em prol de um objetivo comum. É essencial que todos os elementos da equipa percebam qual o objetivo comum, bem como a missão da empresa. Converse sobre os seus objetivos e missões, explique a sua importância e deixe claro de que forma cada elemento da equipa pode dar a sua contribuição.

3. Utilize a estratégia da observação. Ao permitir que diferentes membros da equipa observem o trabalho dos outros, durante um dia, está a dar-lhes a oportunidade de perceber mais sobre a contribuição dada pelos seus colegas. Esta atividade pode ajudá-los a valorizarem-se mais, a nível profissional e pessoal.

4. Marque atividades de team building. Conforme destacado por Jacqueline Whitmore, no seu artigo do Entrepreneur intitulado “6 Ways to Build a More Cohesive Team”, as atividades de team building podem ajudar a resolver conflitos e estabelecer laços mais fortes entre os colaboradores, o que se traduz numa colaboração e comunicação mais eficazes no escritório. Algumas atividades de team building pertinentes incluem saídas em equipa, voluntariado e seminários de desenvolvimento pessoal.

5. Celebre as conquistas da equipa. Se conseguiu um cliente ou concluiu um projeto ou qualquer outro tipo de sucesso em equipa — celebre em equipa. Contemple os seus colaboradores com um almoço ou jantar num agradável restaurante ou organize algum tipo de atividade divertida que seja do gosto de todos. O seu pessoal terá muito a falar sobre o trabalho, mas num ambiente informal, podem também conhecer-se a nível pessoal — o que pode ter um impacto significativo no team building.


Mesmo que verifique que a sua equipa está a ficar mais forte com o passar do tempo, continue a aplicar estas cinco estratégias para ajudar a reforçar a confiança entre elementos da sua equipa. Isto porque, quando trabalha com uma equipa coesa, com elementos que confiam uns nos outros, é mais fácil obter uma colaboração efetiva, que resulta numa maior eficácia e produtividade.


Fonte:

https://www.entrepreneur.com/article/246065 
https://smallbusiness.chron.com/seven-strategies-developing-cohesive-teams-17354.html


Precisa de staff? Preencha este pequeno formulário e o seu pedido será enviado para um representante Kelly que irá contactá-lo rapidamente para conversar sobre as suas necessidades de recrutamento.