A sua equipa merece uma oportunidade? Se sim, ofereça!

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A sua equipa merece uma oportunidade? Se sim, ofereça!


Na qualidade de gestor, faz parte da sua função disponibilizar aos seus funcionários oportunidades de desenvolvimento das suas competências. Assim não estará apenas a apoiar o crescimento da sua equipa em termos profissionais, mas também estará a melhorar o desempenho da mesma. Está certo de que avalia corretamente as oportunidades de que a sua equipa necessita para crescer?


Apresentados alguns tópicos sobre o que “deve fazer” e “não deve fazer” no momento de dar uma oportunidade à sua equipa.

  • Elabore planos de desenvolvimento individual para cada funcionário. Juntamente com cada elemento da equipa, reveja os objetivos operacionais para os próximos meses e destaque as tarefas essenciais a serem realizadas e os principais desafios a ultrapassar.
  • Não facilite a vida aos seus funcionários. Suzanne Lucas autora do artigo "6 estratégias para promover o crescimento dos seus funcionários”, defende que os cabe aos líderes o papel de atribuir desafios à sua equipa. Deste modo, determine o fator que possa estar a deter uma possível evolução na performance do seu colaborador - exemplos: falta de formação, problemas de confiança, ou algo mais - e encontre tarefas adequadas para o ajudar a crescer.
  • Estabeleça programas de mentoria e mentoria reversa. A mentoria oferece aos funcionários de todas as faixas etárias a oportunidade de adquirirem conhecimentos novos e melhorarem as suas competências de comunicação. Por exemplo, um membro mais jovem pode ajudar um colaborador mais experiente, mas com pouco domínio em ferramentas digitais, a navegar numa nova plataforma digital.
  • Não penalize os funcionários que cometem erros. Aprender é um processo e cometer erros faz parte desse mesmo processo. Os colaboradores que sentem receio em serem penalizados vão permanecer seguros nas suas zonas de conforto - o que infelizmente não lhes ensinará nada. Para apoiar eficientemente os seus funcionários no seu processo de desenvolvimento, você necessita de os desafiar sem nunca os colocar numa posição em que um dos seus erros possa ter consequências extremamente sérias para a empresa. Por outras palavras, é necessário monitorizar o trabalho do seu funcionário e intervir se necessário para evitar uma crise.
  • Permita que os seus colaboradores possam dar sugestões. Quando os seus funcionários estão felizes e empenhados, poderão ter ideais e projetos benéficos para o seu próprio crescimento profissional e simultaneamente da empresa. Por exemplo, um funcionário poderá sugerir uma nova abordagem de corte nos custos num processo empresarial ou a criação de uma série de seminários online com vista a melhorar a imagem da empresa. Dê-lhes espaço para debaterem todas as ideias e se uma delas for viável, dê o apoio e a orientação necessária para que esta se torne realidade.

Tenha estes tópicos em mente e verá rapidamente a forma como os seus funcionários começarão a melhorar as suas competências. Ao agir desta forma, aumentará o valor dos mesmos - e o seu - para a empresa. A diferença entre um bom e um excelente gestor está na forma como inspira a sua equipa a ser melhor.


Fonte:
https://www.thebalance.com/need-6-strategies-to-promote-the-growth-of-your-employees-1918617