A comunicação é vital: Aperfeiçoe a sua capacidade de comunicação e torne-se num gestor ainda melhor

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A comunicação é vital: Aperfeiçoe a sua capacidade de comunicação e torne-se num gestor ainda melhor

É um bom comunicador? Ou sente que ainda pode melhorar? Se respondeu “Sim!” à segunda pergunta, saiba que não está sozinho! Segundo a investigação citada por Jacqui Barret no seu artigo do LinkedIn “The U.S. Is Facing a Critical Skills Shortage, Reskilling Can Be Part of the Solution”, a capacidade de comunicação é a competência mais procurada em 100 áreas metropolitanas nos EUA. E é ainda mais importante para gestores. A capacidade de comunicação permite-lhe transmitir a estratégia da sua empresa aos seus colaboradores, bem como dar-lhes instruções claras e feedback. 

Felizmente, com alguma paciência e prática, é possível aprender a ter uma boa capacidade de comunicação. Veja abaixo como:

  • Trabalhe a sua linguagem corporal. Para comunicar de forma eficaz, deve mostrar uma atitude confiante e aberta. Mantenha as costas direitas, sentado ou em pé, evite cruzar os braços e estabeleça contacto visual.

  • Oiça de forma ativa. Use sugestões visuais, como acenar, para mostrar o seu envolvimento. De vez em quando, pode também repetir a última palavra de uma frase para mostrar que está a seguir o pensamento da outra pessoa. 

  • Mostre empatia. A empatia ajuda-o a perceber o ponto de vista dos outros e pode ser útil quando tem que determinar de que forma deve dirigir uma conversa. Por exemplo, se tiver que pedir um novo software ao seu supervisor para a sua equipa, precisa de perceber se ele ou ela terão orçamento para tal, o que só acontecerá se puder demonstrar de que forma esse software beneficiará a empresa.

  • Pratique as suas competências de escrita. Conforme destacado por F. John Reh, no artigo “Ways to Improve Your Communication Skills at Work” do The Balance, uma boa capacidade de escrita faz com que perca menos tempo a tirar dúvidas ou a repetir-se. Para escrever bem, precisa de um bom entendimento gramatical e de um vocabulário sólido. Ler é uma boa forma de melhorar a sua gramática. Ao subscrever newsletter da Merriam-Webster Word of the Day pode também aprender uma palavra nova todos os dias. 

  • Potencialize o software conforme necessário. Às vezes precisa de apoio visual para fazer passar a sua mensagem. Pode usar programas como o Word e PowerPoint para criar documentos, apresentações e até infográficos, conforme aconselhado por Krysten Godfrey Maddocks no seu artigo “6 Ways to Improve Your Communication Skills at Work”, escrito para a Southern New Hampshire University. 

  • Aprenda como comunicar com gerações diferentes. Em locais de trabalho com várias gerações, é necessário saber interagir com Baby Boomers, Geração X, Millennials e Geração Z. Segundo refere Chad Brooks no seu artigo do Business News DailyBridge the Gap: Communicating With a Multigenerational Workforce”, a Geração Z prefere a comunicação em pessoa e os Millennials preferem a abordagem colaborativa à interação. Os membros da Geração X respondem bem a receber instruções. Por outro lado, os Baby Boomers são mais reservados que as outras gerações. 

  • Aprenda uma segunda ou terceira língua. Graças ao aumento da globalização e avanços tecnológicos, existe um maior número de empresas a envolverem-se em parcerias internacionais que incluem a colaboração de equipas de diferentes países. Dominar uma segunda ou terceira língua pode ajudá-lo a navegar pela complexidade que é gerir equipas multilíngues.

Inicialmente, o aperfeiçoamento da sua capacidade de comunicação pode fazê-lo sair da sua zona de conforto, mas, a longo prazo, compensará todo o esforço.  Será capaz de interagir de forma mais eficaz com os outros, o que, por sua vez, poderá funcionar a favor da sua carreira, pois fará de si um melhor gestor. 

Fonte:

https://www.merriam-webster.com/word-of-the-day

https://blog.linkedin.com/2018/april/19/the-u-s-is-facing-a-critical-skills-shortage-reskilling-can-be-part-of-the-solution?trk=lilblog_04-26-18_biggest-skill-gap_tl&cid=70132000001AyziAAC

https://www.thebalancecareers.com/improving-your-communication-skills-at-work-2275766

https://www.snhu.edu/about-us/news-and-events/2018/03/communication-skills

https://www.businessnewsdaily.com/9708-multigenerational-workforce-communication.html

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