Ser bilingue: um dos perfis mais procurados

Current Page Image

Ser bilingue: um dos perfis mais procurados

Já pensou na possibilidade de aprender a falar idiomas como o espanhol, chinês ou russo?

Se a resposta é sí, shì ou da está na altura de avançar. Cada vez mais, as empresas procuram candidatos que saibam falar bem ou fluentemente mais que um idioma.

Numa rápida pesquisa no indeed.com, em 970 ofertas de emprego para perfis qualificados, constatamos que um dos principais requisitos baseia-se no domínio de outra língua, para além da materna. O mesmo se verifica noutras plataformas de emprego. Os candidatos a emprego que possuem competências linguísticas são favorecidos no processo de recrutamento? Quais são os idiomas mais solicitados?

O porquê de ser uma mais-valia falar outros idiomas

As competências linguísticas são cada vez mais procuradas. E porquê?

Os locais de trabalho estão, gradualmente, mais multiculturais e diversificados. De acordo com o Census.gov,nos Estados Unidos, devido ao elevado número de emigrantes, são falados pelo menos 350 idiomas o que ilustra uma parcela significativa da população de diversas origens culturais.

Embora tenha sido sempre um dos principais idiomas a nível mundial, a língua portuguesa só recentemente foi reconhecida como importante para negócios e relações internacionais, bem como a procura por portugueses nos EUA está a crescer. Na Ásia, a procura também está a progredir devido às grandes relações diplomáticas e económicas com Portugal e países lusófonos. Segundo a UNESCO, a língua portuguesa é a língua europeia que cresce mais rapidamente depois do inglês e com maior potencial de crescimento como língua internacional na África e na América do Sul.

Consequentemente, ao aprender um idioma diferente, surge a curiosidade em saber mais sobre essa cultura e, ainda, estar sensível a outras. Num ambiente de trabalho diversificado e multicultural ser mais aberto aos quadros de referência da equipa e dos colegas pode dar um impulso significativo às capacidades interpessoais de cada um.

Por outro lado, falar outras línguas e ter insights sobre diferentes culturas ajuda as empresas a entender melhor os seus clientes. O mundo dos negócios está se a tornar bastante global, até mesmo empresas que não têm escritórios no exterior costumam colaborar com parceiros de diferentes países. Acontece que, quando se consegue comunicar com pessoas que falem a mesma língua, as negociações são muito mais fáceis e eficazes – atualmente, considera-se o português como um idioma para desbloquear oportunidades de negócio em todos os continentes.

Os idiomas mais procurados pelas empresas

Como é de conhecimento geral, há idiomas que são mais procurados que outros. No Digital Doughnut, Inês Pimentel, escreve o artigo “The Top 10 High Demand Business Languages” e afirma que, para além do inglês, o chinês, espanhol, árabe, alemão, português, russo, francês, japonês e hindi são as línguas mais procuradas pelas empresas. Naturalmente, que o idioma que mais o beneficiará na sua carreira profissional dependerá da sua profissão e área de especialização. 

Aprender um novo idioma pode ser desafiante, exigente e, para além disso, consome algum tempo. No entanto, independentemente da idade, com empenho notar-se-á progresso num curto espaço de tempo. Dominar um novo idioma, não será só mais útil para sua empresa, mas também poderá expandir sua rede e ter acesso a oportunidades que estariam fora de seu alcance.

 
As nossas conexões com grandes empresas são fortes e de longo prazo. Existe um mundo de possibilidades para a sua carreira - visite a nossa plataforma de emprego Kelly Career Network