O que não deve dizer numa entrevista de emprego

Current Page Image

Sete coisas que nunca deve dizer numa entrevista de emprego

Praticou vezes e vezes sem conta o que queria dizer na entrevista de emprego – mas sabia que existem frases que nunca deve dizer? Aqui está uma lista das principais frases a evitar:

 

1. “Eu não gosto do meu emprego”. Na maioria dos casos, a posição para o qual está a ser entrevistado vai construída com base na sua posição atual e tem muitas semelhanças. E como o recrutador está à procura de candidatos que são entusiastas e comprometidos, dizer isso vai definitivamente colocá-lo no pé errado.

2. “Eu uso 'IDE' para depurar o código fonte para…” A não ser que o entrevistador partilhe a sua área de especialização, os olhos dele vão ficar vidrados quando começar a utilizar uma linguagem demasiado especifica. Em vez disso, tente explicar quais são as suas funções de modo a que quem não seja dessa área também consiga entender.

3. “O meu empregador atual não tem uma boa estratégia”.  Nunca deverá dizer algo negativo sobre o seu atual ou antigo empregador. Não só é pouco profissional como também mostra que é rápido a julgar certas situações que não percebe a 100%.

4. “Tenho de atender esta chamada.” De acordo com o artigo “10 Coisas Que Não Deve Dizer Numa Entrevista” no The Guardian, muitos candidatos pensam que é aceitável atender uma chamada, responder a uma mensagem ou a um e-mail. Para ser claro: isto não é aceitável. Dê ao entrevistador toda a sua atenção. Essas chamadas, mensagens e e-mails ainda vão lá estar quando a entrevista acabar”.

5. “Não sei”. Apesar da honestidade ser sempre a melhor política, é melhor evitar estas duas palavras. Tome o tempo que for necessário para pensar na pergunta. Se mesmo assim não conseguir encontrar forma de responder, tente encontrar uma maneira de diferente de responder à questão, por exemplo, pergunte ao entrevistador para expandir a pergunta para que consiga entender melhor o seu contexto.

6. “Sou ótimo a…” A confiança pode ser uma característica positiva, mas a arrogância não é algo que os recrutadores estejam à procura. Eles querem candidatos que sejam competentes e bons jogadores de equipa (good team players).

7. “Não, não tenho nenhuma questão”. Como Lilian Childress refere no artigo no Glassdoor “11 Coisas Que Nunca Deve Dizer Numa Entrevista de Emprego”, as questões que faz são tão importantes como as suas respostas, pois elas demonstram o seu interesse na posição, o potencial de crescimento, a missão da empresa e por aí fora.

Regra geral, é inteligente nunca dizer nada que possa parecer negativo, ignorante ou arrogante durante uma entrevista. Se tiver a certeza que consegue falar sobre as suas capacidades e experiência, fez o seu trabalho de casa sobre a empresa e o seu papel e é respeitador e profissional ao mesmo tempo, tem uma boa oportunidade de causar uma boa impressão ao recrutador – como resultado, ficar com o emprego que tanto queria.

Fontes:

https://jobs.theguardian.com/article/10-things-not-to-say-in-a-job-interview/

https://www.forbes.com/sites/lizryan/2018/03/16/ten-things-you-never-want-to-say-at-a-job-interview/#620673958fd7

https://www.glassdoor.com/blog/11-things-to-never-say-in-a-job-interview/