Mudar de Carreira

Current Page Image

Mudar de Carreira

4 Dicas que vão ajudá-lo a descobrir o seu destino profissional

 

Sente que as tarefas que desempenha diariamente no seu trabalho deixam-no entediado e frustado? Está constantemente a pesquisar sobre outras profissões afim de descobrir se são mais adequadas às suas skills e interesses? Aceita o risco em experimentar uma área laboral totalmente diferente - mesmo que isso implique a perda de status ou um corte salarial?

Se a sua resposta foi "Sim!" a estas 3 perguntas, então muito provavelmente está a sofrer de falta de orientação profissional. Esta situação em particular é bem mais complexa do que a aparente vontade em encontrar um novo emprego. Mas não se preocupe, felizmente com um pouco de autorreflexão e alguma pesquisa, poderá descobrir que tipo de trabalho será verdadeiramente satisfatório para si. Seguem quatro dicas úteis que podem ajudá-lo a identificar qual o trabalho ideal de acordo com o seu perfil.

 

  1. Identifique o que mais lhe agrada e desagrada no seu trabalho. Ao tomar consciência do fator dececionante em relação às suas funções e os quais os aspetos que mais aprecia fazer, ajudam-no a reconhecer e a identificar qual o caminho a seguir. Por exemplo, se atualmente trabalha na área de suporte ao cliente, e reconhece que não gosta de trabalhar ao computador o dia inteiro, mas em contrapartida sente-se feliz em poder ajudar pessoas, nesse caso, poderá preferir um emprego em que possa estar em contacto direto com pessoas, como enfermeiro ou uma outra profissão onde possa colocar as suas habilidades pessoais em uso.

 

  1. Pense em todas as suas paixões e tente incorporá-las na sua profissão. Passe algum tempo a refletir sobre todos os seus hobbies ou atividades de lazer e como eles podem se traduzir em realidade profissional. Por exemplo, aos fins de semana gere uma equipa de voluntários duma instituição de caridade local, talvez seja uma opção procurar uma posição de gestor de equipas na sua atual área de especialização.

 

  1. Faça uso da sua rede de contactos. Após identificar possíveis profissões interessantes, entre em contato com pessoas que conheça que trabalhem nesse setor. Elas podem lhe fornecer informações privilegiadas sobre a natureza do trabalho, para que possa assim fazer a sua avaliação.

 

  1. Descubra que tipo de oportunidades profissionais estão disponíveis para si dentro e fora da sua organização. Para sentir-se mais realizado profissionalmente não significa necessariamente dizer adeus à sua empresa. Não existindo oportunidades dentro da sua organização, será aconselhável ampliar a sua pesquisa - possivelmente com o apoio de um recrutador profissional.

 

Por fim, como Melanie Pinola afirma no seu artigo Lifehacker intitulado “As 10 principais maneiras de encontrar o seu caminho profissional”, é importante não olhar para a sua carreira como um caminho linear, mas sim como uma escada na direção do seu objetivo final de carreira – uma função que lhe vai trazer satisfação e felicidade profissional.

 

Fonte: https://lifehacker.com/top-10-ways-to-find-your-career-path-1628537579

dicas para encontrar emprego