Entrevistas em vídeo, o que os profissionais de IT devem saber

Current Page Image

Entrevistas em vídeo

O que os profissionais de IT devem saber

Nos últimos anos, várias empresas optam pelo uso do vídeo como ferramenta no processo de recrutamento, não só porque candidatos e recrutadores encontram-se fisicamente afastados como também o recurso da tecnologia otimiza as etapas de seleção. As entrevistas em vídeo podem ser realizadas de duas formas: online (a tradicional entrevista em tempo real) e a entrevista pré-gravada (o entrevistado responde a uma série de perguntas que vão surgindo na tela do ecrã, via aplicativo).

Embora a entrevista remotamente pareça simples, os profissionais de IT em particular, necessitam de uma maior preparação. Se recentemente recebeu o convite para uma entrevista de emprego neste formato, tenha em consideração os seguintes aspectos:

 - Dê importância. Mesmo que seja em modo de pré-gravação, esforce-se por parecer o mais profissional possível.

- Prepare-se para perguntas técnicas. Antes da entrevista, pesquise os requisitos do trabalho e certifique-se de falar com precisão e confiança sobre os aspetos técnicos da função. Examine a terminologia e faça uma revisão das linguagens de programação relevantes - e, se aplicável, das ferramentas - para que possa demonstrar uma boa compreensão e domínio dos requisitos fundamentais do trabalho. Por exemplo, um programador poderá utilizar o Pramp para praticar entrevistas de codificação online com colegas da área. Além disso, poderá pesquisar perguntas comuns e as respostas fornecidas pelos usuários para a posição pretendida fazendo uma pesquisa através do Glassdoor.

- Esteja preparado para fazer um teste de skills. O recrutador vai querer uma prova das suas habilidades. Por exemplo, podem pedir para codificar um aplicativo simples, detetar um erro no código ou criar uma matriz. A maioria das empresas solicita que o teste seja feito num quadro/folha para que possam ver todas as etapas do processo. Pratique com antecedência este tipo de exercícios em um curto período de tempo.

- Conheça todo o seu histórico de trabalho. Revise o seu currículo ponto por ponto e encontre a forma mais precisa e positiva para falar sobre a sua experiência de trabalho e realizações. Tenha sempre presente que os empregadores desejam saber o seu valor e as mais valias que poderá trazer para a empresa, portanto, se puder quantificar os resultados das suas contribuições para uma empresa ou projeto, faça-o.

- Crie notas de referência, se necessário. É perfeitamente aceitável ter algumas notas de referência à mão. No entanto, certifique-se de que elas não estão à vista e apenas olhe para elas quando necessário.

- Referir as suas qualificações de uma forma que os não-tecnólogos possam entender. Mesmo que esteja numa etápa mais avançada do processo de recrutamento, não pode assumir que o recrutador entenda a terminologia da tecnologia. Ganhará pontos extra se explicar a sua experiência de trabalho e realizações de uma maneira que os profissionais de outras áreas compreendam o significado.

- Encontre um lugar calmo e bem iluminado para conduzir a sua entrevista. O escritório em casa ou uma sala silenciosa onde não possa ser perturbado ou distraído.

- Verifique a iluminação. O entrevistador deve ser capaz de vê-lo corretamente, portanto, certifique-se que o seu rosto esteja bem iluminado. Evite sentar-se de frente para uma janela ou lâmpada.

- Certifique-se de que possui uma boa conexão com a rede Internet de alta velocidade. Evite conexões Wi-Fi públicas e, se normalmente usa uma VPN, certifique-se de usar um servidor com carga baixa para que sua conexão não ultrapasse o tempo limite.

- Confirme se o hardware e o software estão a funcionar corretamente. Teste o aplicativo que está a utilizar. Além disso, verifique se o vídeo e o sistema de áudio do seu dispositivo estão em boas condições de funcionamento.

- Silencie ou desligue todos os alertas e lembretes do seu dispositivo, pois podem distraí-lo durante a entrevista.

- A parte do vestuário. Se não tem certeza sobre o código de vestimenta da empresa a que se candidata, o ideal é escolher trajes formais em vez da indulmentária casual. Pense um pouco sobre como as suas roupas aparecerão no ecrã, por exemplo, uma camisa listrada pode causar um efeito visualmente perturbador para o entrevistador, portanto, em caso de dúvida, opte por cores simples. Não cometa o erro de apenas vestir-se “da cintura para cima”, pois poderá ter de se levantar para ir buscar algo.

- Pratique a sua apresentação em frente da câmera. Poderá utilizar a aplicação de gravação Talview ou Interview4.me. Reveja a gravação de forma a compreender, por exemplo, se está a olhar na direção certa ou se comunica corretamente.

 

Assim como com uma entrevista de emprego normal, a preparação é fundamental para que esteja confortável com os detalhes da entrevista, para assim estar a um passo mais próximo de receber a oferta de emprego que ambiciona.

 

Fontes:

https://www.boston.com/jobs/job-doc/2017/03/15/video-interviewing-is-here-to-stay

http://www.informationweek.com/strategic-cio/team-building-and-staffing/video-interviews-6-mistakes-to-avoid/d/d-id/1297729

http://greenjobinterview.com/2015/06/how-to-answer-the-10-most-popular-video-interview-questions/

http://blog.talview.com/free-video-mock-interview-app

http://portal.interview4.me

https://www.pramp.com/#/

https://www.glassdoor.com/Interview/index.htm

 

dicas para encontrar emprego