Descobrir o emprego de sonho

Current Page Image

Descobrir o ‘emprego de sonho’

Todos nós queremos encontrar o nosso emprego de sonho. Contudo, um emprego de sonho tem um significado diferente para cada um – pode ser algo pelo qual somos apaixonados ou algo que reflete os nossos valores e princípios. Enquanto para uns o emprego ideal pode significar um salário mais atrativo, outros sonham em seguir a sua paixão desde criança. Já não existe aquele desejo de trabalhar para a mesma empresa durante 40 anos e manter a rotina das 9h às 17h. 

Os millennials procuram uma nova forma de viver as suas vidas e é aqui que perguntamos, existe de facto algum “emprego de sonho”?

Precisa de saber qual é o seu emprego de sonho?

Muitos jovens dizem que ainda não perceberam qual o caminho que querem seguir na carreira, assim como qual é o emprego dos seus sonhos. Se ainda não descobriu qual o emprego ideal para si, não se preocupe – embora seja expectável, não se deve assumir que um jovem que acabou de sair da escola, começou a faculdade ou licenciou-se há pouco tempo, saiba logo qual a carreira que quer seguir. Mesmo que tenham os seus objetivos bem definidos, muitas vezes acabam por mudar a decisão – o número de jovens que escolhem um curso e ficam a trabalhar nessa área para o resto das suas vidas está a baixar cada vez mais.

Além disso, não é muito comum que o primeiro emprego que tenha, seja o emprego que sempre sonhou. Pode levar algum tempo até descobrir aquilo que realmente gosta – a média de idade em que os adultos descobrir o seu trabalho de sonho é aos 33, portanto não entre em pânico se assim não o encontrou!

Qual é o emprego de sonho dos millennials?

Quando lhes perguntam qual é o seu emprego de sonho, a maior parte dos millennials dizem que um dia gostavam de mudar para um part-time ou ter um emprego flexível. Cada vez mais vêm o seu emprego de sonho sob uma diferente perspetiva – aquilo que realmente procuram é um bom balanço entre o trabalho e a vida pessoal e viver o melhor que a vida tem para oferecer. O que mais importa hoje em dia é como é o que emprego pode encaixar nas suas vidas, e não o contrário.

Como descobrir o que se segue para si?

Quando consegue perceber qual o emprego de sonho para si, não deve idealizá-lo, porque na realidade nenhum emprego é perfeito. Além disso, a sua perceção do emprego ideal pode mudar muitas vezes consoante a sua carreira. Se questionar-se a si próprio “qual a carreira certa para mim?”, aqui estão algumas dicas que podem ajudá-lo na procura pelo emprego de sonho:

1. Experimente novas aventuras. Uma boa maneira de descobrir aquilo que realmente gosta é explorar diferentes modelos de negócio e empregos. Saltar de emprego em emprego pode não ser encarado como algo bom, mas é de facto essencial para experimentar diferentes empregos quando está na casa dos vinte.

2. Avalie as suas experiências passadas. Vai ajudá-lo a definir o que sentiu em relação a empregos anteriores. Siga as suas preferências ao procurar por semelhantes ou diferentes características no seu futuro emprego.

3. Fale com outras pessoas e perceba o que um emprego de sonho significa para eles. Se não tem a certeza quais as funções que gostava de exercer e quais se encaixariam na sua personalidade, fale com os seus amigos que trabalham numa área semelhante. Dito isto, não se deve limitar apenas a pessoas que conhece, pode mesmo falar com desconhecidos e ver quais as suas experiências profissionais através do LinkedIn.

4. Foque-se na cultura e ambiente. É difícil saber qual o emprego certo para si se não sabe quais as suas preferências. Faça uma data de perguntas a si próprio para melhor entender quais são: é um team player ou prefere trabalhar sozinho; gostava de sair com os seus colegas depois do trabalho ou não quer quer que a vida profissional se misture com a pessoal, etc.

5. As pessoas primeiro, empregos em segundo. Nunca subestime o poder da sua rede de contactos. Antes de se candidatar a um emprego que parece encaixar-se na perfeição, faz sentido conhecer o seu recrutador e conversar com ele sobre as suas preferências. Talvez ele também esteja a recrutar para outras áreas que se encaixariam melhor para si e o avise sobre qual deverá ser o próximo passo na sua carreira.

Escolher o emprego de sonho não é uma tarefa fácil e deve manter todas as opções em aberto. O significado de emprego de sonho está constantemente a evoluir, com os millennials a encararem-no como um conjunto integrado – procurar a realização pessoal e não apenas a satisfação no trabalho.

Estamos nós prestes a começar uma nova era onde o balanço entre a vida profissional e pessoal começa a fazer parte integrante das nossas vidas?

Sobre o autor:

Originalmente da Polónia, Alicia faz parte da nossa equipa de Marketing há quase um ano. Como Millennial, ela valoriza o balanço entre a vida pessoal e profissional que a Kelly oferece e vê o ‘emprego de sonho’ como uma combinação de satisfação pessoal e profissional.