Cinco dicas para gerir o stress no trabalho

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Cinco dicas para gerir o stress no trabalho

Está constantemente ansioso, irritado, cansado ou triste quando está no trabalho? Se sim, pode estar a sofrer de stress relacionado com o trabalho.

De acordo com o American Institute of Stress, pressões como cargas de trabalho elevadas, problemas com os colegas de trabalho, chefias ou clientes, balanço com a vida pessoal e a falta de segurança de trabalho são as primeiras fontes de stress para os adultos.

Felizmente, existem várias práticas que pode fazer para conseguir gerir o stress no trabalho. Veja com atenção as seguintes dicas:

  1. Determine objetivos realistas: A maioria das pessoas querem ter uma boa performance no trabalho, mas se estão a tentar fazê-lo demasiado rápido para impressionar o manager ou anteciparem-se, podem estar a criar o seu próprio stress. Avalie objetivamente onde é que pode descontrair um pouco ao mesmo tempo que vai de encontro às suas responsabilidades. Se conseguir, comece a dedicar mais tempo a tarefas completas.
  2. Pratique o “bloqueio de tempo”: Neste artigo, “5 Dicas Para Ajudar Os Managers a Gerir O Stress”, Victor Lipman recomenda pôr de parte um conjunto de horas onde não são agendadas reuniões, atendidas chamadas telefónicas ou respostas a mensagens. Ter um tempo onde não está a ser constantemente interrompido para se concentrar, sem multitasking, vai permitir-lhe ter muito mais trabalho feito.
  3. Deixe o trabalho no trabalho: Um dos aspetos mais importantes para gerir o stress é manter um bom balanço entre o trabalho e a vida pessoal. Quer trabalhe num escritório ou remotamente, limite o seu trabalho e tente deixar os assuntos no escritório. Se achar desafiante deixar de parte o trabalho, comece por marcar atividades que direcionem a sua atenção noutro lugar. Por exemplo, pode marcar uma spinning class, dar um passeio com o cão ou combinar um almoço ou jantar com um amigo.
  4. Tire um tempo para relaxar: Durante as tardes e aos fins-de-semana tire um tempo para relaxar e fazer atividades que aprecia, seja passar tempo na rua, divertir-se com a família e amigos, ler, ouvir música ou ver os seus programas favoritos.
  5. Saber mais sobre gestão holística do stress: Muitas pessoas acham que as soluções holísticas e os remédios ajudam-nos a gerir o stress. Por exemplo, o yoga e a meditação podem ajudá-lo a tornar-se mais calmo e mais resistente ao stress. Em adição, de acordo com o artigo de Dorene Petersen’s “Ansioso ou Sentir-se em Baixo: Podem os Óleos Essenciais Ajudar?”, para o American College of Healthcare Sciences, os óleos essenciais de bergamota, lavanda, incenso, salva e yling ylang (ou misturas que contenham estes ingredientes) podem ajudá-lo a melhorar o seu humor e reduzir a sua ansiedade. Pode adicionar umas gotas no banho para ter um efeito mais calmante ou apenas usar um pequeno difusor para criar um ambiente relaxante. No entanto, se quiser utilizar um difusor no trabalho deve sempre verificar com os colegas primeiro, pois alguns podem ser alérgicos, ter alguma condição respiratória ou simplesmente não gostar da essência.

Mantenha em mente que quando o problema não é enfrentado, o stress pode causar estragos na sua vida pessoal e profissional – para não falar da sua saúde. Se a sua habilidade de funcionar profissionalmente está a ser comprometida e está a afetar a sua saúde, fale com o seu supervisor sobre reduzir o stress relacionado com o trabalho e consultar um médico de cuidados primários sobre outras maneiras de gerir stress.

Fontes:

https://www.stress.org/workplace-stress/

http://info.achs.edu/blog/depression-and-anxiety-can-essential-oils-help

https://www.forbes.com/sites/victorlipman/2016/10/17/5-tips-to-help-managers-manage-stress-2/

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