Como determinar se uma empresa valoriza a Diversidade

Current Page Image

Diversidade: Como determinar se uma empresa realmente a valoriza

Valoriza um local de trabalho diversificado – onde as equipas agregam colaboradores de diferentes géneros, idades, étnicas, religiões e histórico?

Se respondeu “Sim!” a esta questão, então não está sozinho. De acordo com Ryan Jenkins, no seu artigo “Como É Que a Geração Z Vai Transformar O Futuro Local De Trabalho?”, 77% dos trabalhadores da Geração Z afirmam que a sua decisão de trabalhar numa determinada empresa vai ser definida pelo nível de diversidade da mesma. Além disso, apenas 27% dos Millennials que não estão empregados numa empresa diversificada afirmam que continuariam a trabalhar com os seus empregadores por cinco ou mais anos – comparado com 69% que afirma que continuariam a trabalhar numa empresa diversificada.

Claro que a maior parte das empresas afirma que valoriza a diversidade e inclusão. Mas se fosse entrevistado para um novo cargo, como é que determinaria se o potencial empregador promove ativamente um local de trabalho diversificado e inclusivo? 

Faça Pesquisas Online

Existem várias maneiras de tirar partido da internet para perceber se uma empresa valoriza e promove um local de trabalho diversificado. Como Vickie Elmer indica no seu artigo do Glassdoor (plataforma de empregos, onde é possível ler várias reviews sobre ambiente de trabalho, salários, benefícios, etc) “Diversidade no trabalho: 5 dicas para perceber se uma empresa tem ou não”, pode começar por saber quem é que está na equipa executiva da empresa. Se inclui mulheres e pessoas com diversas etnias, há uma boa chance que o local de trabalho seja diversificado. Pode também ver as publicações nas redes sociais da empresa. Procure fotografias de eventos e equipas para ver quais as demografias e os grupos sociais representados. Para além disso pode também ler as reviews das empresas no Glassdoor para ver o que os atuais e ex-colaboradores têm a dizer. 

Aproveite o Processo da Entrevista

No seu artigo “A Melhor Maneira De Descobrir Se Uma Empresa Está Totalmente Dedicada À Inclusão” para o Muse, Ciara Trinidad aconselha fazer perguntas durante o processo de contratação. Por exemplo, pode perguntar o que é a empresa faz para ajudar as pessoas com diferentes históricos e grupos sociais sub-representados a que se sintam capacitados no local de trabalho. Além disso, pode questionar se a empresa tem algumas iniciativas de diversificação e quais são essas estatísticas.

Pergunte Às Suas Conexões

O LinkedIn pode ser uma grande vantagem, na medida em que pode ir ao encontro da sua rede de conexões e localizar contactos que trabalham ou trabalharam na empresa. Envie-lhes uma rápida mensagem a perguntar quais são as suas impressões em relação à diversidade dentro da empresa.

Determinar se uma empresa valoriza realmente a diversidade no local de trabalho, requer um investimento de tempo e energia. No entanto, é um investimento bem gasto pois assim consegue garantir que só aceita uma posição num local de trabalho onde se sinta em casa – e onde consiga brilhar.

Fontes:

https://www.inc.com/ryan-jenkins/the-2019-workplace-7-ways-generation-z-will-shape-it.html

https://www.glassdoor.com/blog/diversity-work-5-tips-find-company/

https://www.themuse.com/advice/the-best-way-to-figure-out-if-a-companys-truly-committed-to-diversity-and-inclusion