Como aproveitar as férias para dar um impulso à carreira

Current Page Image

Como aproveitar as férias para dar um impulso à carreira

As suas habilidades de liderança estão bem desenvolvidas? É criativo? Está habituado a trabalhar com pessoas de diferentes culturas e passados?

Sabemos que hoje em dia as empresas têm preferência por candidatos que apresentem mais do que um diploma ou curso. Procuram sobretudo, pessoas com diversas habilidades e qualidades – tais como capacidades de liderança, que saibam falar mais do que um idioma, criatividade, sensibilidade cultural e que tenham iniciativa própria. Mas nem sempre é fácil adquirir estas competências na escola ou durante o trabalho.

Como Jon Simmons refere no seu artigo da Monster “Atividades extracurriculares para os currículos”, as atividades como trabalho voluntário e funções de liderança podem ajudá-lo a desenvolver várias competências profissionais. Por isso durante este verão em vez de ficar a apanhar banhos de sol porque não aproveita as férias para adquirir novas competências que possam ser uma mais valia para a sua carreira?

Aqui pode encontrar algumas dicas com que podem ajudá-lo a aprimorar suas competências e conhecimentos:

  • Aprender um novo idioma: As empresas valorizam candidatos que saibam falar mais do que um idioma e existe um leque muito grande de escolas que oferecem cursos de línguas. Por exemplo, pode aprender espanhol em Madrid ou Barcelona, francês em Paris, italiano em Roma ou alemão em Berlim. Deste modo, consegue por em prática o idioma que está a aprender ao mesmo tempo que conhece outras culturas.
  • Aulas de artes. Artes plásticas, música, teatro, design de moda ou atividades circenses são algumas das artes que pode aprender que o vão ajudar a pensar de uma maneira mais criativa. Procure a oferta na sua zona de residência e inscreva-se!
  • Construir casas para comunidades carenciadas. Quer fazer a diferença na vida de uma pessoa? Associações como a Habitat for Humanity Portugal ou Just a Change oferecem oportunidades para construir casas para famílias carenciadas. Este tipo de atividade pode ajudar a desenvolver capacidades de liderança, espirito de equipa e preservação.
  • Ajudar com a conservação da vida selvagem. Se se preocupa com animais - incluindo espécies em extinção - pode voluntariar-se para um projeto de conservação da vida selvagem. Viaje para o Sri Lanka para trabalhar com elefantes selvagens, vá para o Guatemala para ajudar a salvar as tartarugas marinhas ou fique em Portugal para ajudar a reabilitar lobos feridos. Estes tipos de atividades podem aprimorar suas habilidades de solução de problemas, bem como sua capacidade de trabalhar em equipa.
  • Ensinar inglês no estrangeiro. Em muitos países, as comunidades carenciadas não têm professores de inglês suficientes. Ajude a melhorar a alfabetização das crianças ao trabalhar em conjunto com um professor local - e ao mesmo tempo aprenda mais sobre a cultura e os costumes locais. Além disso, pode ajudá-lo a melhorar suas habilidades de comunicação.

Estes são apenas alguns exemplos dos diferentes tipos de atividades em que pode participar para adquirir novas habilidades e aperfeiçoar as existentes. Também pode fazer uma uma caminhada na montanha para testar suas habilidades de resistência e resolução de problemas, trabalhar com refugiados para desenvolver sua sensibilidade cultural ou trabalhar num projeto de conservação para aprender mais sobre o meio ambiente. Mas, seja qual for a atividade escolhida, certifique-se de que gosta - afinal, ainda são as suas férias!

Fontes:

https://www.monster.com/career-advice/article/extracurriculars-skills-that-matter-on-college-grad-resume

https://www.volunteerhq.org/blog/inexpensive-volunteer-vacations-abroad/

https://www.habitat.pt/PT/

https://www.justachange.pt/

As nossas conexões a longo-prazo - com as empresas mais admiradas – podem significar um novo mundo de possibilidades para a sua carreira. Encontre hoje o seu novo emprego!