Voltar ao Blog
Blog Img cultura organizacional empresa colaboradores pessoas no trabalho

Qual o tipo de cultura de trabalho certo para si?

Imagine esta situação: aparece no escritório para o primeiro dia no seu novo emprego e rapidamente percebe que a sua roupa casual não combina com os fatos caros dos seus colegas, a sua mochila descontraída está muito aquém das pastas de couro de toda a gente e a sua forma preferida de trabalhar – enquanto ouve a sua música favorita – não é de todo exequível.

Este tipo de cenário “peixe fora de água” tem geralmente um final feliz nos filmes de Hollywood – basta pensar na comédia de 2001 Legalmente Loira, com a atriz Reese Witherspoon – mas na vida real as coisas podem ser muito diferentes. E é por isso que é tão importante saber qual o tipo de cultura de trabalho certo para si quando estiver à procura de um novo emprego.

O que é a cultura de trabalho?

A cultura de trabalho – também conhecida como cultura organizacional – engloba os valores, crenças e comportamentos partilhados numa determinada organização. Segundo Susan M. Heathfield, no seu artigo “Culture: Your Environment for People at Work” publicado no The Balance, a cultura de trabalho tem influência na linguagem, nos símbolos, nas histórias, nas tomadas de decisão e nas práticas diárias de trabalho.

É importante considerar a cultura de trabalho na sua procura de emprego. Porquê? Porque um ambiente em que se sinta bem recebido, confortável e incentivado a dar o seu melhor é propício ao seu desempenho e produtividade de uma forma geral, bem como à sua felicidade. Pelo contrário, ao sentir-se excluído e se não tiver o apoio de que precisa, isso pode prejudicar o seu desempenho e a sua carreira – para não falar na sua saúde física e mental.

Qual o tipo de cultura de trabalho certo para si?

Embora cada empresa tenha a sua própria cultura de trabalho, os especialistas afirmam que há vários tipos principais. No seu artigo “Three Types of Work Culture and How to Hire for Each of Them” publicado na Fast Company, David Rock e Khalil Smith enumeram três tipos diferentes:

  • A cultura empreendedora, na qual se espera que os colaboradores trabalhem autonomamente, com pouca ou nenhuma supervisão. As pessoas que se dão bem neste tipo de ambiente são independentes, engenhosas e focadas. Têm a capacidade de definir objetivos, fazer planos para os alcançar e executar eficazmente esses planos.

  • A cultura colaborativa, na qual, como o nome indica, se valoriza bastante a colaboração. Será bem-sucedido neste ambiente se gostar de trabalho de equipa, se colocar o sucesso da equipa acima do seu próprio sucesso e se contribui de uma forma transparente. Também vai precisar de boas competências de comunicação e interpessoais.

  • A cultura da mudança, na qual os colaboradores têm de ser motivados, flexíveis e resilientes para ajudar a empresa a atravessar um período transitório. É a cultura certa para si se for ágil, tiver uma mentalidade de crescimento e for capaz de transformar o negativo em positivo.

Se não estiver certo de como é a cultura de trabalho de uma empresa durante o processo de recrutamento, basta pedir mais informações ao recrutador ou gestor de recrutamento. Assim, aliando o que acabou de aprender sobre os diferentes tipos de cultura ao conhecimento dos seus próprios valores e crenças, estará em melhor posição para aceitar um emprego num ambiente que o realize.

Fontes:
https://www.thebalancecareers.com/culture-your-environment-for-people-at-work-1918809
https://www.fastcompany.com/40543018/three-types-of-work-culture-and-how-to-hire-for-each-of-them