Voltar ao Blog
Blog Img

Sete coisas que nunca deve dizer numa entrevista de emprego

Praticou vezes e vezes sem conta o que queria dizer na entrevista de emprego, mas tem receio de ainda assim dizer algo que deite tudo a perder? Partilhamos as sete principais respostas!

  1. “Eu não gosto do meu atual emprego”. Na maioria dos casos, a posição para a qual está a ser entrevistado tem muitas semelhanças com a sua posição anterior. E como o recrutador está à procura de candidatos que são entusiastas e comprometidos, dizer isso vai definitivamente colocá-lo numa situação pouco favorável.

  2. Eu uso IDE para depurar o código fonte para…” A não ser que o entrevistador partilhe da mesma área de especialização em que se encontra, os olhos dele vão ficar às voltas quando começar a utilizar uma linguagem demasiado especifica. Em vez disso, tente explicar quais são as suas funções de modo a que quem não seja da sua área profissional também consiga entender.

  3. “O meu empregador atual não tem uma boa estratégia”. Nunca deverá dizer algo negativo sobre o seu atual ou antigo empregador. Não só é pouco profissional como também revela que é rápido a julgar certas situações que não compreende a 100%.

  4. “Tenho de atender esta chamada.” De acordo com o artigo “10 Coisas Que Não Deve Dizer Numa Entrevista”no The Guardian, muitos candidatos pensam que é aceitável atender uma chamada, responder a uma mensagem ou a um e-mail. Para ser mais claro: atender uma chamada durante uma entrevista não é aceitável. Dê ao entrevistador toda a sua atenção. As chamadas, mensagens e e-mails ainda vão lá estar quando a entrevista terminar.

  5. “Não sei”. Apesar da honestidade ser sempre a melhor política, é melhor evitar estas duas palavras. Tome o tempo que for necessário para pensar na pergunta. Se mesmo assim não conseguir encontrar uma resposta, procure uma maneira de diferente de responder à questão, por exemplo, pergunte ao entrevistador para expandir a pergunta para que consiga entender melhor o seu contexto.

  6. “Sou ótimo a…” A confiança pode ser uma característica positiva, mas a arrogância não é algo que os recrutadores estejam à procura. Eles querem candidatos que sejam competentes e que saibam trabalhar em equipa (good team players).

  7. “Não, não tenho nenhuma questão”. Como Lilian Childress refere no artigo no Glassdoor “11 Coisas Que Nunca Deve Dizer Numa Entrevista de Emprego”,as questões que faz são tão importantes como as suas respostas, pois elas demonstram o seu interesse na posição, o potencial de crescimento, a missão da empresa e por aí em diante.

Regra geral, é inteligente nunca dizer nada que possa parecer negativo, ignorante ou arrogante durante uma entrevista. Se tem a certeza que:

- Consegue falar sobre as suas capacidades e experiência;

- Revela ter conhecimentos sobre a empresa e o seu papel que vai exercer;

- É respeitador e profissional.

Certamente que vai causar uma boa impressão no recrutador – e como resultado, tem grandes chances de ficar com o cargo desejado.

Fontes:
https://jobs.theguardian.com/article/10-things-not-to-say-in-a-job-interview/
https://www.forbes.com/sites/lizryan/2018/03/16/ten-things-you-never-want-to-say-at-a-job-interview/#620673958fd7