Voltar ao Blog
Blog Img

Qual é o seu estilo de gestão?

Ouve sempre as sugestões dos seus funcionários antes de tomar decisões e atribuir tarefas ou confia apenas no seu próprio discernimento?

A forma como respondeu a esta pergunta vai determinar que tipo de líder é. Pode ser muito útil saber, uma vez que, como Kimberlee Leonard assinala no seu artigo “Factors Influencing Leadership Styles” para a Chron, o seu estilo de liderança tem impacto na produção de resultados da sua equipa.

Estilos de gestão e as suas características.

Segundo Lou Dubois no seu artigo "How to Change Your Management Style" para a Inc., existem cinco estilos de gestão diferentes:

 

  1. Autocrático: Também referido como um estilo de gestão autoritário. Estes gestores pedem pouco contributo aos membros da sua equipa e mantêm o controlo sobre todas as decisões. Embora este estilo de liderança facilite a tomada de decisões, pode fazer com que os funcionários se sintam ignorados.

  2. Paternalista: Os gestores paternalistas preocupam-se com as necessidades dos seus funcionários, mas estão na melhor posição para tomar decisões devido à sua experiência.

  3. Democrático: Os líderes democráticos permitem que os funcionários tenham uma participação igualitária no processo de tomada de decisões. Isto promove frequentemente a satisfação dos funcionários e pode resultar numa melhor resolução de problemas. Por outro lado, também pode levar a decisões que não são devidamente informadas.

  4. Laissez-faire: O estilo de gestão do livre-trânsito é muito informal, com gestores a oferecerem pouca orientação às suas equipas. Os funcionários têm muita liberdade para tomar decisões, o que pode ser bom quando são altamente experientes e motivados. No entanto, quando têm menos experiência podem ter maus resultados.

  5. Liderança servidora: Define o gestor que está concentrado nos seus funcionários e no que eles precisam para ter sucesso. Muitas vezes, este tipo de gestor é altamente hábil em fazer sobressair o melhor dos seus funcionários.

 

Considerando que não importa qual seja o seu estilo primário de liderança, a situação ou tarefa em mãos pode influenciar o estilo de gestão necessário. Por exemplo, caso um funcionário necessite de ser repreendido, não é construtivo demonstrar apenas as características de um gestor de laissez-faire.

Assim, é aconselhável familiarizar-se com as características de todos os estilos de liderança e adaptar o seu, quando necessário, para obter os melhores resultados possíveis.

Fonte:

https://smallbusiness.chron.com/factors-influencing-leadership-styles-45181.html

https://www.inc.com/guides/201105/how-to-change-your-management-style.html