Voltar ao Blog
Blog Img

Devia correr mais riscos para acelerar a sua carreira em 2022?

Construir uma carreira não é fácil. Requer planeamento, muito trabalho e confiança na sua capacidade de concretização. E, por vezes, implica assumir riscos.

Por natureza, assumir um risco significa que pode ganhar algo – ou perder algo. E a ideia de perder um emprego, um salário ou uma reputação conquistados com tanto esforço pode ser intimidante. Ainda assim, a verdade é que, se não correr riscos, pode estar a perder grandes oportunidades que poderiam impulsionar a sua carreira para o nível seguinte ou desencadear uma mudança de carreira que lhe traria maior felicidade.

A entrada num novo ano é a altura certa para reavaliar a sua apetência pelo risco em termos de carreira. Pode descobrir que está de tal forma a jogar pelo seguro e que deixou de progredir.

Eis os sinais, segundo a Forbes, de que precisa de correr mais riscos na sua carreira:

  • Deixou de progredir: Se chegou a um limite de progressão de carreira no seu emprego e sente que está a desperdiçar o seu potencial, provavelmente será melhor começar a procurar outra oportunidade onde poderá usar todo o seu talento.

  • Está entediado no trabalho: Quando o trabalho se torna chato, o desempenho pode piorar, porque não se sente motivado para se esforçar tanto como habitualmente. Isso significa que está na altura de procurar uma nova direção.

  • A sua vida está em processo de mudança: Quando passa por várias mudanças na sua vida – ou atinge um marco importante, como o começo de um novo ano –, isso pode criar uma tendência natural para fazer uma mudança na sua carreira. Por vezes é uma reação emocional – mas também pode ser o empurrão de que precisa para avançar.

  • Os seus amigos não partilham dos seus medos: Se contou a amigos próximos que quer tomar uma atitude, mas tem medo do que possa correr mal, eles poderão pensar que os seus medos são exagerados. Se conseguirem justificar a sua opinião, está na altura de começar a trabalhar para a mudança que deseja.

  • Ter uma vocação: Sim, é possível seguir uma vocação e ganhar dinheiro ao mesmo tempo. Se sentir o apelo de determinado trabalho ou objetivo, sentir-se-á profissionalmente insatisfeito enquanto não seguir esse apelo.

Escolha correr riscos calculados

Pode ter receio de correr riscos na sua carreira, particularmente em contexto de pandemia. Mas é importante perceber que correr um risco não tem de ser sinónimo de ser imprudente. Faça a sua pesquisa e apalpe o terreno antes de tomar uma atitude.

Por exemplo, se quer avançar para o próximo nível na sua carreira, é sensato ter uma conversa com a sua chefia para perceber quais as suas opções antes de procurar emprego fora da empresa.

Ou se trabalha em marketing mas gostaria de trabalhar como designer, faça alguns tutoriais e pondere aceitar alguns trabalhos como freelancer à noite e durante o fim de semana. Quando tiver uma noção mais clara daquilo em que se está a meter, poderá começar a tomar medidas mais práticas para concretizar realmente essa mudança de carreira.

Assumir riscos pode ser exatamente aquilo de que precisa para impulsionar a sua carreira para o nível seguinte ou descobrir a sua verdadeira vocação – mas certifique-se de que assume riscos calculados. Não feche portas e garanta sempre um plano B.

Está pronto para fazer de 2022 o ano de assumir mais riscos de carreira?

 

Fonte:
https://www.forbes.com/sites/kourtneywhitehead/2019/08/27/5-signs-you-need-to-take-a-risk-in-your-career/?sh=27a2d3be4b2c