Voltar ao Blog
Blog Img

Descubra (e estimule!) a sua motivação em 2022: 7 formas de se manter motivado no trabalho

É excelente naquilo que faz. Tem um roteiro claro do rumo que a sua carreira deve seguir. No entanto, mesmo que tenha todas as etapas, metas e todas as promoções traçadas, a verdade é que a progressão não acontece da noite para o dia, e é comum os níveis de energia no trabalho caírem – particularmente no final do ano. De repente, coisas em que estava a avançar a passos largos podem parecer uma carga de trabalhos e pode sentir-se sobrecarregado e desmotivado. Por exemplo, um curso de desenvolvimento profissional que o entusiasmava há um mês começa a sugar-lhe a energia, ou um projeto de trabalho com o qual se sentia confiante parece-lhe subitamente sufocante.

Momentos como estes são cruciais, porque, se desanimar, é provável que comece a procrastinar. O truque é manter-se motivado, mesmo quando sente que não sai do mesmo sítio. Aprenda esta competência em 2022 e terá uma abordagem à carreira com uma energia renovada.

A relação entre emoções e motivação

O segredo para se sentir motivado reside na palavra “sentimento”. Segundo Eric Barker, no seu artigo “How to Motivate Yourself: 3 Steps Backed by Science” publicado na revista Time, as emoções prevalecem quase sempre sobre a razão. Quando estamos infelizes, desanimados ou stressados, estas emoções negativas geram procrastinação. Pelo contrário, quando nos sentimos felizes, confiantes e entusiasmados, estas emoções positivas são um propulsor de ação. Por outras palavras, as emoções positivas são um aspeto integrante da motivação.

Sete estratégias para se manter motivado

Alguns de nós têm uma maior tendência natural para a boa disposição do que outros, mas é importante lembrar que uma atitude positiva e motivada é uma competência que pode ser aprendida. Por isso, esqueça as resoluções de Ano Novo de se inscrever no ginásio ou largar um vício e, em vez disso, invista em cultivar uma atitude positiva e em manter-se motivado. Esta abordagem poderá promover grandes conquistas na sua vida pessoal e profissional!

  1. Visualize os seus objetivos. As imagens positivas são uma forma poderosa de continuar inspirado para avançar. Pense nos seus objetivos todos os dias. Imagine a sua vida depois de atingir os seus objetivos profissionais e use estas imagens para se motivar.

  2. Seja realista. Progredir na carreira é tudo uma questão de atingir objetivos – mas estes objetivos devem ser realistas. Caso contrário, estará simplesmente a preparar-se para o fracasso. Lembre-se de que, sempre que atinge um objetivo, está a avançar na direção certa. Reveja atentamente os seus planos e perceba se tem de adicionar objetivos intermédios mais pequenos que o ajudarão a sentir-se confiante no seu caminho rumo a objetivos maiores.

  3. Tenha um plano para as contrariedades. Segundo o artigo “12 Strategies for Motivation that Work!”, da autoria do Reitor dos Alunos do Allegheny College, é essencial estar preparado para enfrentar obstáculos. Encare-os como uma oportunidade de aprendizagem, ponderando o que podia ter feito melhor e como é que poderá melhorar o seu desempenho no futuro.

  4. Desenvolva pensamentos positivos. Aprenda a encorajar-se a si próprio com uma voz interior positiva, tal como um treinador incentiva os seus atletas, garantindo-lhes que conseguem atingir os seus objetivos. Se tiver medo de falhar e se disser a si mesmo que uma tarefa é demasiado difícil, é provável que não a consiga desempenhar. Mas se pensar que um desafio é uma oportunidade para testar as suas competências e aprender competências novas, está a criar uma situação positiva na qual não está limitado pela sua própria apreensão.

  5. Defina uma rotina. Entrar em janeiro com uma rotina claramente definida pode dar-lhe uma poderosa ferramenta para se manter positivo e motivado ao longo do ano. Quanto mais se habituar a fazer certas coisas, como estudar ou fazer networking durante um determinado número de horas por dia a uma determinada hora, mais fácil se tornará.

  6. Crie um ambiente competitivo. A competição amigável pode ajudá-lo a subir de nível e a exceder as suas próprias expectativas. Descubra um ou dois colegas ou amigos que também estejam a tentar progredir nas suas carreiras e inspirem-se mutuamente para serem cada vez melhores.

  7. Recompense-se a si próprio. No seu artigo “Motivational Strategies in Business” publicado na Chron, George N. Root III explica que recompensar os trabalhadores inspira-os para fazer melhor. Pode aplicar uma estratégia semelhante à sua carreira. No entanto, em vez de celebrar apenas quando atinge um objetivo, recompense-se simplesmente pelo seu esforço: vá ao cinema, vá jantar fora ou faça a sua atividade de lazer preferida.

A progressão na carreira requer tempo e muito trabalho. Use estas sete dicas para se manter motivado e verá que será cada vez mais fácil impulsionar a sua carreira de forma consistente em 2022.