Voltar ao Blog
Blog Img

Ano novo, trabalho novo. Como definir objetivos nos primeiros dias de um novo emprego

Pode já ter um novo emprego em vista para 2022. Ou pode simplesmente estar a planear levar a procura de emprego mais a sério com a entrada no novo ano. Mas quando conseguir realmente o seu próximo trabalho, é importante entrar com um plano. Definir objetivos é crucial para se assegurar de que tira o máximo proveito de uma nova experiência e para garantir a progressão contínua da sua carreira.

Quando começa num novo emprego, é provável que passe por um processo de integração para ter uma visão geral abrangente da cultura da sua nova empresa e da sua nova função. Claro que o objetivo global é que assimile toda a informação e comece a ser produtivo assim que possível.

No entanto, sabia que definir os seus próprios pequenos objetivos para o processo de integração pode ajudá-lo a atingir mais eficazmente esse objetivo global? E incluir estes objetivos no seu plano geral para 2022 pode dar-lhe um maior propósito profissional ao longo do ano.

Eis a razão: Se dedicar algum tempo a pensar naquilo que quer retirar do processo de integração e a definir objetivos para esse fim, é mais provável que retenha mais informação e que obtenha respostas para todas as questões que, de outra forma, talvez viesse a ter de perguntar mais tarde.

Pode sempre definir os seus próprios objetivos, mas aqui estão alguns para o ajudar a começar – juntamente com algumas dicas para os atingir:

  • Cause uma boa primeira impressão. Claro que todos queremos causar uma boa impressão no primeiro dia num novo emprego, mas isso requer algum esforço. Vista-se de acordo com o código de vestuário da empresa, escute ativamente e interaja com os outros durante as apresentações, tanto virtuais como presenciais, e faça questões sem dominar a conversa. Lembre-se: acabou de chegar, por isso é melhor observar antes de tentar sobressair.

  • Absorva a cultura da empresa. À medida que decorre a sua integração, vai aprender coisas como a linguagem própria da empresa e processos que é importante conhecer. Tente memorizar tudo o mais depressa possível. Se necessário, tome notas para poder revê-las mais tarde. Em paralelo, participe em atividades estabelecidas e conheça as pessoas na sua equipa direta.

  • Aprenda quem é quem na empresa e na sua equipa. Tem de conhecer a hierarquia de comando – e saber os nomes e funções de todos os membros da equipa. Lembrar-se do nome de alguém sem ter de perguntar pode ajudá-lo a marcar pontos com os seus novos colegas!

  • Compreenda todas as suas responsabilidades profissionais. Perceba exatamente o que é que esperam que faça diariamente e pergunte se há tarefas recorrentes (semanais, mensais ou trimestrais) que esperam que desempenhe.

  • Procure um mentor. Embora nem todas as empresas tenham programas de mentoria, eles podem ser extremamente úteis. Fale com o seu supervisor sobre a possibilidade de ter um mentor para o ajudar a assimilar tudo.

  • Pense nos seus objetivos de carreira a longo prazo. Durante o processo de integração, vai começar a formar uma ideia daquilo que é possível na sua empresa em termos de progressão de carreira. É por isso – especialmente no começa de um novo ano – que esta é a altura certa para começar a pensar no que quer alcançar neste novo emprego e na sua carreira de uma forma mais ampla. No entanto, tem de se assegurar de que estes objetivos estão alinhados com os objetivos do seu empregador, como recomenda o artigo Goal Setting at Work: 3 Things to Discuss with Your Boss Firstpublicado na Ivy Exec. Quando já estiver familiarizado com a sua função e a desempenhá-la bem, poderá discutir objetivos de carreira com o seu supervisor.

Definir objetivos de forma proativa para aproveitar ao máximo os seus primeiros dias num novo emprego vai ajudá-lo não só a ter mais hipóteses de causar uma boa impressão, como também a assimilar tudo mais rapidamente e a começar com o pé direito em termos de produtividade. E, a longo prazo, será meio caminho andado para ajudar a sua equipa e a sua empresa e, claro, impulsionar a sua carreira.

 

Fonte:
https://www.ivyexec.com/executive-insights/2017/goal-setting-work-discuss-boss/